Dos 14 casos suspeitos de encefalites virais registrados em Natal, nove já foram completamente descartados. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), por intermédio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal).
De acordo com a série histórica, a quantidade de casos de encefalite viral registrada vem se mantendo estável. Em 2017, no mesmo período, foram sete diagnósticos positivos. Este ano, dos cinco casos que permanecem em investigação, três foram pacientes foram liberados após a curo e dois foram a óbito.
Dos casos descartados, alguns usuários acabaram diagnosticados com outras enfermidades que apresentam sintomas parecidos, como a chikungunya. Pacientes adultos com encefalites podem apresentar febre, dor de cabeça, convulsão, e, às vezes, ataques epilépticos. Crianças e jovens podem apresentar irritabilidade, anorexia e febre.
A encefalite é uma inflamação do cérebro, que pode ser causada por uma infecção que invade o tecido cerebral (encefalite infecciosa) ou pelo sistema imunológico que ataca o cérebro (encefalite pós-infecciosa ou autoimune).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.