Natal

Estudo aponta que 52% dos jovens analisados em Natal estão com HPV

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que o número de brasileiros infectados pelo HPV é alto. O estudo analisou mais de 7.500 indivíduos por todas as capitais brasileiras, e observou que das pessoas testadas, a prevalência estimada de HPV foi de 54%, sendo que 38% destes participantes apresentaram o vírus de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Além disso, a média de idade de início da atividade sexual é de 15 anos, sendo que muitos jovens não utilizam preservativos.

Entre os jovens da capital do Rio Grande do Norte houve uma prevalência de 52% de infectados pelo HPV. Esses resultados de Natal são preliminares, mas preocupantes, como explica a diretora de Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken.

“Os jovens brasileiros estão iniciando a atividade sexual precocemente e sem utilizar o preservativo. Se as pessoas estivessem utilizando o preservativo não teria essa frequência tão alta, que chega a quase 50%. Aí estão divididos em HPV de baixo risco e HPV de alto risco. É uma divisão que se faz pra saber se a pessoa tem, ou não, possibilidade no futuro, de desenvolver câncer de pênis, de colo de útero e câncer de orofaringe”.

HPV e1512219147127
Foto: Renan Viana / ASCOM – UEPA

De acordo com o estudo, 16% dos jovens têm uma Infecção Sexualmente Transmissível prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. Por isso, o Ministério da Saúde está trabalhando em uma agenda estratégica para a prevenção nas escolas, como afirma a dra. Adele Benzaken.

“Sabemos que o Ministério da Saúde assinou um novo memorando de entendimento com o Ministério da Educação, de retomar o Saúde e Prevenção na Escola, que é um ponto fundamental para essa agenda de jovens. Nós estamos querendo trabalhar esses acessos aos serviços de saúde”.

A pesquisa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório que será apresentado em abril do ano que vem. O lançamento será realizado durante o encontro “Estudo POP-Brasil: resultados e ações para o enfrentamento da infecção pelo HPV”.

Para mais notícias do Rio Grande do Norte, clique aqui!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.