O presidente Jair Bolsonaro (PL) volta ao Rio Grande do Norte ainda neste mês de Junho. Bolsonaro é aguardado em Natal no próximo dia 17, uma sexta-feira, para o lançamento do programa ‘Internet Brasil’, agenda oficial do Ministério das Comunicações. Na ocasião, o presidente estará acompanhado do ministro potiguar Fábio Faria.
Além do lançamento do Internet Brasil, Bolsonaro também fará outras entregas do Ministério das Comunicações e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – que programou a assinatura da ordem de serviços para perfuração de poços artesianos com investimentos de R$ 93 milhões. Os recursos são fruto de Emendas Parlamentares (R$ 37 milhões) e da própria Funasa.
Serão perfurados dois mil poços em 166 municípios do RN (exceção é a capital). Também será assinada ordem de serviço para instalação de 200 dessalinizadores. A programação está marcada para ocorrer durante o período da manhã, na Praça Mãe Peregrina, no bairro Pitimbú, na zona Sul de Natal.
Outras visitas ao RN
Esta será a quinta vez que o presidente cumpre agenda oficial no RN. Bolsonaro esteve outras vezes em nosso estado como presidente, sendo a última no dia 30 de março, quando inaugurou a estação de Cajupiranga, parte da Linha Branca da CBTU – no município de Parnamirim.
Apesar de todas essas visitas ao Estado, esta será a primeira vez do presidente Bolsonaro em Natal. Nas outras oportunidades, ele cumpriu agenda no interior potiguar. Além da passagem por Parnamirim no fim de março, o chefe do executivo nacional esteve no nosso estado em agosto de 2020, quando foi a Mossoró para entregar obras de moradia. Em junho de 2021, o presidente anunciou as obras do ramal do Apodi em Pau dos Ferros. E em fevereiro deste ano – 2022 -, Bolsonaro visitou Caicó e participou da chegada das Águas do São Francisco em Jardim de Piranhas.
Lula um dia antes
Entre as 27 unidades da Federação, o Rio Grande do Norte é o 17º estado na sequência dos maiores centros eleitorais do país, mas atrai as atenções dos dois principais concorrentes às eleições presidenciais em 2022 – Lula, na tentativa de um terceiro mandato; e o presidente da República, Jair Bolsonaro, que busca a reeleição.
Por isso, os dois voltam a cumprir agenda na capital potiguar: Lula visitará no Dia de Corpus Christi (quinta-feira, 16) a 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Centro de Convenções da Via Costeira, além de participar de um evento aberto na Arena das Dunas; enquanto Bolsonaro, como já citamos acima, estará na sexta-feira (17) no bairro Pitimbu.
Nas eleições de outubro, Lula e Bolsonaro vão disputar os votos de 2,554 milhões de potiguares, que correspondem a 1,67% dos eleitores do país, segundo dados de maio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, o Rio Grande do Norte cresce em importância política por ter a única governadora do Brasil, Fátima Bezerra (PT) tentando a renovação do mandato e o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL) almejando a cadeira de Senador da República.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.