Rio Grande do Norte

Governo do RN deve concluir 13º salário apenas em 2023

Situação vem preocupando boa parte dos servidores do Estado

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta terça-feira (20 de dezembro) o pagamento de mais um complemento de 30% do décimo terceiro salário. Entretanto, a forma com que o Estado pretende fazer os depósitos – de forma desigual entre os servidores e sem data para pagamento do valor integral – está em desacordo com o que diz a Constituição Federal.

Em nota, o Executivo anunciou que, nesta quarta-feira (21/12), apenas os servidores ativos da Educação e dos órgãos da administração indireta com recursos próprios, como o Detran, Idema, Jucern, entre outros, terão dinheiro na conta. De acordo com com a Constituição, a gratificação deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Apenas na próxima sexta-feira (23), o Governo enviará o complemento do 13° para quem ganha até R$5 mil. Além disso, a previsão é de que, somente na próxima semana, será anunciada a data de depósito do restante da folha do décimo terceiro.

Segundo informações divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp/RN), a intenção do Governo do Estado é terminar de pagar o 13º salário de 2022 apenas em 2023.

A subtenente Márcia Carvalho, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares (ASSPMBMRN), considera a forma de pagamento como “mais uma demonstração do desrespeito do Governo do Estado com seu funcionalismo, em especial os da Segurança Pública que diuturnamente está nas ruas para defesa e bem estar da sociedade. Agindo desta forma, o Executivo contradiz a campanha política que garantiu a reeleição da gestão, quando afirmava deixar em dia as folhas de pagamento, e afeta diretamente o comércio local, prejudicando a arrecadação estadual“.

A ASSPMBMRN exige respeito e pagamento igualitário para todos os servidores públicos e, se necessário for, irá recorrer a medidas judiciais para garantir os direitos dos nossos associados“, anuncia a presidente da Associação.

Menos recursos para o Estado

A falta desse pagamento além de deixar os servidores mais humildes na mão, sem poder se preparar para os festejos de final de ano, também atrapalha e muito o comércio potiguar, reduzindo as compra natalinas e, consequentemente, diminuindo o ICMS que é arrecadado pelo próprio Estado do Rio Grande do Norte.

Lembrando que no último ano, o pagamento do 13º salário de 2021 foi finalizado apenas em janeiro de 2022. Uma prática ilegal“, dispara o Sinsp.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.