Rio Grande do Norte

Dengue: casos confirmados aumentam 223% no Rio Grande do Norte

Desde o início de 2018 já foram notificados mais de 17 mil casos suspeitos de dengue, com 7.172 casos confirmados no Rio Grande do Norte entre janeiro e junho deste ano. O número de confirmações é 223,35% maior que o mesmo período do ano passado quando houve 2.218 casos de dengue confirmados no estado.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (02) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) sobre a situação epidemiológica da dengue, chikungunya e zika no RN e se referem à semana epidemiológica nº 26, com informações coletadas até 30 de junho passado.

O levantamento mostra que em termos percentuais, os casos confirmados de zika, que tem 379 casos suspeitos neste ano, é ainda maior que os da dengue. De 7 confirmações em 2017, subiu para 32 neste ano, o que representa um percentual 357,14% maior.  Já os casos confirmados de  chikungunya caíram 65,49%, passando de 484 para 167, com 1.637 suspeitos.

rn_dengue_fp00760

Já os óbitos diminuíram consideravelmente. Os óbitos notificados por dengue, zika e chikungunya são na sua maioria evitáveis tornando-se um indicador sensível da qualidade da assistência. Fazendo um recorte até a o dia 30 de junho, nos anos de 2016, 2017 e 2018, foram notificados 264, 59 e 52 óbitos, respectivamente. Dos 52 óbitos notificados por arboviroses neste ano, apenas 1 por dengue foi confirmado. Os demais se encontram em processo de investigação.

No Rio Grande do Norte 94,5% dos municípios – o que representa 158 cidades – apresentam índice de infestação predial  pelo Aedes aegypti classificado como de alerta ou risco, segundo a Sesap. De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e transmissão das arboviroses com casos notificados e confirmados. Nesse contexto, foram atendidas desde o início do ano solicitações para realização de operações com carro fumacê em 26 cidades, sendo que algumas já receberam o serviço mais de uma vez.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.