Rio Grande do Norte

Como solicitar auxílio de R$ 1 mil do governo do RN

Auxílio tem caráter assistencial e temporário e visa amenizar danos materiais sofridos pelas famílias residentes nos 21 municípios com situação de emergência

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a criação de um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil para as famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram no Estado neste mês de julho.

O auxílio deve ser pago em parcela única, sem perspectiva de prorrogação. A medida foi oficializada em publicação de decreto na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o governo, o auxílio tem caráter assistencial e temporário e visa amenizar danos materiais sofridos pelas famílias residentes nos 21 municípios com situação de emergência reconhecida neste mês de julho de 2022.

Quais cidades terão direito ao auxílio no RN?

Serão contempladas famílias residentes nos seguintes municípios:

  1. Natal
  2. Ceará Mirim
  3. São Gonçalo do Amarante
  4. Macaíba
  5. Parnamirim
  6. Nísia Floresta
  7. Extremoz
  8. Touros
  9. Nova Cruz
  10. Canguaretama
  11. Montanhas
  12. Várzea
  13. Espirito Santo
  14. Pedro Velho
  15. Tibau do Sul
  16. Ielmo Marinho
  17. Nova Cruz
  18. Boa Saúde
  19. Jundiá
  20. Brejinho
  21. Taipu

Os recursos disponíveis para o auxílio são próprios do Estado e o repasse será feito via transferência às prefeituras pelo Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para os Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS).

Quais os critérios para receber o auxílio do governo do RN?

De acordo com o decreto 31.680, o auxílio será concedido às famílias desabrigadas e/ou desalojadas, que moram em uma mesma casa e que se mantenha pela contribuição de seus membros familiares. A situação deverá ser comprovada pelos seguintes requisitos:

  • documentação oficial emitida pelo respectivo Município afirmando que o imóvel de residência sofreu danos materiais em decorrência, exclusivamente, das chuvas de julho;
  • que a família seja cadastrada no Cadastro Único do Governo Federal – CadÚnico;
  • e que resida em um dos 21 municípios em situação de emergência.

O decreto ainda estabelece que a busca ativa para identificação das famílias beneficiárias, o cadastramento e o pagamento do auxílio serão realizados diretamente pelos municípios por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. Caso o município esteja demorando, a família desalojada por causa das chuvas pode procurar pessoalmente a secretaria de Assistência Social de sua cidade.

Diante da gravidade do problema e da urgência das necessidades o Governo do Estado informou que vai receber os cadastros feitos pelos municípios a partir dessa sexta-feira (15 de julho) para providenciar os processos no âmbito estadual e fazer o repasse do auxílio aos municípios, que, por sua vez, farão o repasse à aproximadamente 1.200 famílias.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.