A governadora Fátima Bezerra confirmou na tarde desta sexta-feira (8) que irá declarar situação de emergência em 14 municípios do Rio Grande do Norte por causa dos efeitos causados pelas chuvas desde o início de julho, e que se agravou nesta sexta-feira (8), com mais chuvas na Leste potiguar. Na manhã de hoje, a BR-101 foi interditada após o rio transbordar em Canguaretama, município que fica a 75km da capital Natal.
De acordo com Fátima, o documento deverá ser oficializado ainda nesta sexta-feira (8) em edição extra do Diário Oficial do Estado. “Estamos oficiando tanto o Ministério da Defesa como o Ministério do Desenvolvimento Regional acerca dos impactos provocados pelas chuvas aqui no Rio Grande do Norte, solicitando apoio para que o estado possa chegar junto aos municípios, ajudar os municípios a enfrentarem esses impactos”, declarou a governadora.
A chefe do Executivo estadual ainda afirmou que o Exército se colocou à disposição para colaborar com o estado, cedendo pessoal e máquinas. Uma comissão estadual foi formada para coordenar as ações e manter o diálogo com as forças armadas.
Segundo a Defesa Civil, pelo menos 62 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado, mas o número deverá aumentar nas próximas horas e dias.
“Esse número crescerá exponencialmente, porque ainda não estavam no primeiro grupo municípios como Nova Cruz, Montanhas, Várzea e Canguaretama. Estamos com equipes em campo, sobretudo na área do rio Curimataú (em Canguaretama) e com certeza esse número vai aumentar”, declarou o coordenador da Defesa Civil, coronel Marcos Carvalho, durante entrevista coletiva.
Municípios que terão situação de emergência decretada são:
- Touros,
- Ceará-Mirim,
- Extremoz,
- Macaíba,
- Natal,
- Nísia Floresta,
- Parnamirim,
- Canguaretama,
- Tibau do Sul,
- Várzea,
- Monte Alegre,
- Montanhas
- Nova Cruz
- Pedro Velho
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.