Um grupo de candidatos que foi aprovado no processo seletivo para o preenchimento de 400 vagas na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (Fundase–RN) cobra a convocação imediata. Eles afirmam que as convocações acontecem de forma desordenada e “sem respeitar a ordem da lista de aprovados na seleção”.
Com o sistema socioeducativo totalmente sucateado e com déficit enorme de servidores, a Fundase prefere sobrecarregar o pequeno quadro de pessoal, utilizando de desvio de função, em detrimento das pessoas aptas para assumir os cargos.
De acordo com o grupo de aprovados no processo seletivo, familiares de internos (nas unidades de Natal, Mossoró e Caicó) estão sendo revistados por profissionais sem respaldo, como Enfermeiro e ASG, por exemplo. Sendo que tal função só é permitida para educadores.
“Já ficou acertado que um concurso deve ser realizado até 2020, mas e até lá, como fica o andamento dos serviços? A Fundase vai precisar de mais gente para suprir essas necessidades. Todo esse problema poderia ser resolvido se os aprovados na seleção fossem convocados. Estamos no aguardo da convocação desde 2018″, disse Charlivone Freire, aprovada dentro do números de vagas para o cargo de Agente Socioeducativo – Feminino – Natal/Parnamirim.
Convocações até o momento
Das 39 vagas ofertadas para o cargo de ASG, por exemplo, apenas 15 dos aprovados foram convocados. Para Agente Socioeducativo – Feminino, foram 40 vagas e apenas 32 convocados. Problema também ocorre em outros cargos, à exceção de Agente Socioeducativo – Masculino, onde foi convocado um número superior ao das vagas oferecidas.
Até o fechamento desta matéria, o Portal N10 não conseguiu contato com a Fundase.
Concurso Fundase-RN
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (Fundase–RN) vai abrir um novo edital de concurso público para preenchimento de vagas no seu quadro pessoal efetivo. Foi divulgado no Diário Oficial, edição do dia 1º de janeiro (veja aqui), a portaria que institui a comissão organizadora do certame.
O grupo será responsável por contratar uma banca, elaborar o projeto básico e outros trâmites da seleção. A expectativa é que o edital saia até o primeiro semestre de 2020. No entanto, informações sobre o número de vagas ainda não foram divulgadas.
Considerando que a fundação realizou somente um concurso para efetivos desde sua criação, é esperado que tenhamos um grande número de vagas. Além disso, de acordo com fontes ligadas ao órgão, a recomendação é que sejam providos todos os cargos do quadro permanente.
Quais cargos existem atualmente na Fundase?
O novo concurso seguirá os moldes da nova estrutura organizacional da Fundase, conforme a Lei Complementar Nº 614 de Janeiro de 2018 (veja aqui). As carreiras existentes são de analista, assistente, técnico e auxiliar.
Com as progressões nas carreiras, os valores dos vencimentos básicos podem progredir, chegando a R$ 5 mil. As vagas do concurso da Fundase-RN 2019/2020 deverão ser lotadas nas dez unidades regionais presentes em Natal, Caicó e Mossoró.
Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público e processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Agora, se pretende focar nos estudos com os mais variados materiais para concurso, clique aqui. Quer bolsa de estudo com até 70% de desconto? Clique aqui e saiba mais!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.