Notícias

Bolsonaro é alvo da PF por suspeita de fraude em cartões de vacinação

PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid em operação contra dados falsos de vacina

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação nesta quarta-feira, 3 de maio, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras pessoas próximas a ele, como parte de uma investigação sobre suspeita de fraude em cartões de vacinação contra a Covid-19. A ação teve como foco buscas na casa de Bolsonaro em Brasília, além da prisão de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa.

A operação, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, faz parte do inquérito das “milícias digitais” que tramita no Supremo Tribunal Federal. Os agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro.

A suspeita é de que um grupo teria inserido dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde, permitindo a emissão de certificados fraudulentos. Essa prática teria como objetivo burlar restrições sanitárias impostas pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos para entrada no país, principalmente para membros da comitiva do ex-presidente.

Os certificados de vacinação supostamente forjados seriam de Jair Bolsonaro, sua filha Laura Bolsonaro, Mauro Cid Barbosa e seus familiares. A investigação também envolve a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e outros membros da comitiva do ex-presidente.

A Polícia Federal investiga condutas que podem configurar, em tese, crimes como infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

A inclusão dos dados falsos teria ocorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. As pessoas beneficiadas teriam conseguido emitir certificados de vacinação e usado-os para burlar restrições sanitárias. A PF afirma que o objetivo do grupo seria “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas” e “sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19“.

A operação da Polícia Federal segue em curso, com a busca de mais informações e possíveis desdobramentos na investigação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dieta Rica em Frutas e Vegetais para Melhorar a Fertilidade Cuidados Veterinários: Tratando Alergias Inesperadas Os Segredos do Óleo de Chia para uma Vida Saudável Ventilação Vital: Estratégias para o Lar Pele Madura: Estratégias para uma Beleza Duradoura Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30”

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.