Economia

Sabe o que é a famosa taxa de CDI?

Entenda a famosa taxa CDI, como ela interfere no mercado financeiro e como ela norteia os rendimentos de alguns investimentos financeiros.

A famosa taxa de CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um indicador financeiro que reflete a média de juros praticada pelas instituições financeiras no mercado interbancário. Utilizada como base para investimentos, como LCIs, LCAs e títulos privados. Essa taxa que norteia grande parte dos investimentos em renda fixa do Brasil.

Como funciona essa taxa?

Continuamente mantida pela Cetip (Companhia Brasileira de Títulos e Valores Mobiliários) com base nas operações realizadas entre instituições financeiras.

Em suma, funciona assim, os bancos realizam empréstimos entre eles diariamente, esses empréstimos tem incidência de juros, chegando a a média ponderada dos juros nessas operações de empréstimo e depósito entre os participantes do mercado interbancário.

Como é usada taxa de CDI?


Utilizada como referência para diversos investimentos, como LCIs, LCAs e títulos privados. Isso significa que esses investimentos costumam remunerar o investidor com de juros próxima à taxa de CDI.


Com tudo, usada como referência para ajustar outros investimentos, como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e as Letras Financeiras do Tesouro (LFTs). Com isso, a remuneração do investidor é ajustada pela taxa de CDI acrescida de um prêmio.


Outro uso comum desse indicador é como índice de correção monetária para contratos financeiros, como empréstimos e financiamentos. Nestes casos, os juros são atualizados pela variação da taxa do CDI.

O que afeta a taxa de CDI?


Taxa influenciada principalmente pelas condições econômicas do país, a taxa Selic (taxa básica de juros do país) e a política monetária do Banco Central.

Com isso, eventos internacionais e a situação fiscal do governo também podem influenciar. Quando há riscos ou incerteza econômica, as instituições financeiras tendem a aumentar a taxa de juros para atrair investidores e proteger seus ativos.

É importante lembrar que essa taxa é diária, ou seja, ela pode variar de dia para dia de acordo com as condições do mercado. Com tudo, é importante estar sempre atento às variações e entender como elas fizeram seus investimentos.


O CDI e investimentos


A taxa de CDI está diretamente ligada a vários investimentos de renda fixa, LCIs, LCAs, Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Letras Financeiras do Tesouro (LFTs). Com tudo, acompanhar sua evolução é fundamental para tomar decisões sobre investimentos e planejamento financeiro para quem pretende ter os melhores resultados.

Fabrício de Oliveira

Contador com registro ativo no conselho de classe, com 6 anos de atividade no setor contábil privado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo