Direitos do Consumidor

Americanas é multada em R$ 11 milhões por descumprir ofertas e cancelar compras

Na avaliação do Procon, objetivo da multa é evitar que outras infrações do tipo ocorram no futuro

A Americanas, uma das maiores empresas de comércio eletrônico e varejista do Brasil, foi multada em R$ 11 milhões pelo Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais, por descumprir ofertas, cancelar compras e não entregar produtos aos seus clientes.

A apuração dessas infrações teve início após uma reclamação formal feita por um consumidor no Procon-MG, que se sentiu lesado ao ter a compra de uma geladeira cancelada pela empresa, apesar de já ter pago pelo produto. A partir daí, o Procon-MG identificou que esse não era um caso isolado, mas sim uma tendência da empresa.

O Procon-MG reuniu outras reclamações passadas contra a Americanas, tendo identificado 445 casos de descumprimento de ofertas e indisponibilidade de produtos no período de 4 de janeiro de 2020 a 4 de janeiro de 2022 na plataforma ReclameAqui. Essas infrações aconteceram em uma época em que a pandemia do COVID-19 causou uma grande demanda por compras online, e a Americanas, assim como outras empresas, teve dificuldades para atender a esse aumento de solicitações.

A multa aplicada à varejista Americanas pelo Procon-MG tem como objetivo prevenir futuras infrações e proteger os direitos dos consumidores. Além disso, a medida serve como um alerta para que outras empresas de comércio eletrônico tomem cuidado para evitar descumprimentos de ofertas e a não entrega de produtos.

A Americanas ainda pode recorrer da decisão do Procon-MG, mas a multa é uma prova de que a empresa precisa mudar suas práticas para garantir a satisfação de seus clientes. Comprar pela internet é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores, e é importante que as empresas ofereçam um serviço de qualidade e que cumpram suas obrigações.

A Americanas tem a responsabilidade de fornecer aos seus clientes os produtos que oferece e de respeitar as condições de compra acordadas com os consumidores. Caso contrário, a empresa pode ser multada e perder a confiança de seus clientes, o que pode afetar negativamente o seu negócio.

Procurada pela reportagem, a Americanas disse que “o cliente em questão foi atendido e teve seu caso solucionado”. “A companhia afirma que irá recorrer da decisão e reitera que tem excelente reputação no ranking Reclame Aqui, com alto índice de solução, e há 10 anos é reconhecida por seu atendimento ao cliente no Prêmio Reclame Aqui“, continua a empresa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Cuidados Veterinários: Tratando Alergias Inesperadas Os Segredos do Óleo de Chia para uma Vida Saudável Ventilação Vital: Estratégias para o Lar Pele Madura: Estratégias para uma Beleza Duradoura Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.