O município de Parnamirim anunciou nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro, o cancelamento do carnaval de 2022.
De acordo com a Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac), responsável pelas festividades na cidade, a decisão se dá por conta do aumento de casos de Covid, com a chegada da variante Ômicron, e de síndrome gripal nas últimas semanas em todo o estado.
No comunicado, a Funpac diz que a decisão prioriza a saúde da população. A principal festa de Parnamirim acontece na Praia de Pirangi – considerado um polo carnavalesco tradicional das festividades da Grande Natal.
Esse é o segundo ano consecutivo em que o carnaval na cidade é cancelado por contada da pandemia da Covid.
Em nota, a prefeitura de Parnamirim disse que “reconhece que neste momento a prioridade é a saúde e a vida da população“.
As prefeituras de Assu, Areia Branca, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Tibau e Tibau do Sul já haviam anunciado o cancelamento dos festejos carnavalescos. Apodi, tem um dos carnavais mais tradicionais do RN, reunindo em média 40 mil pessoas na cidade.
Outras festas tradicionais, como o Bloco do Magão, em Caicó, também anunciaram o cancelamento neste ano.
Em Natal, a prefeitura se reuniu com o Comitê Científico do Município na noite de terça-feira (11), mas adiou a decisão sobre um possível cancelamento e vai aguardar para avaliar o cenário da pandemia mais pra frente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.