Mundo

Bill Gates pede que as vacinas da Covid-19 sejam direcionadas “aqueles que mais precisam”

O co-fundador da Microsoft e bilionário norte-americano Bill Gates pediu que os medicamentos e uma eventual vacina contra o novo coronavírus sejam disponibilizados para as pessoas que mais precisam deles, e não para o “maior lance”, explicando que confiar simplesmente no mercado prolongariam a pandemia.

“Se permitirmos que medicamentos e vacinas cheguem a quem pagar mais alto, em vez das pessoas e lugares onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, injusta e mortal”, afirmou o filantropo durante uma conferência virtual contra o Covid-19, organizado pela International AIDS Society.

Gates enfatizou que o mundo precisa de “líderes para tomar essas decisões difíceis” e não apenas de “fatores orientados pelo mercado”.

Nesse contexto, o magnata da indústria de tecnologia citou os esforços de vários países que se uniram há duas décadas para disponibilizar medicamentos contra o HIV para a maior parte do mundo, incluindo áreas vulneráveis, como a África. Vale destacar também a luta conjunta contra algumas das doenças mais mortais do mundo, como tuberculose ou malária.

“Uma das melhores lições na batalha contra a Aids é a importância de construir um sistema de distribuição global abrangente e justo para que os medicamentos cheguem a todos”, disse Gates.

Competição doentia

Como os governos da Europa e dos EUA investem bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de vacinas e tratamentos para a Covid-19, existe a preocupação de que os países mais ricos possam buscar primeiro os tratamentos mais promissores. Tanto a Comissão Européia quanto a Organização Mundial da Saúde alertaram para uma concorrência prejudicial nessa área.

Recentemente, o governo dos EUA comprou virtualmente todas as ações do mundo do remdesivir, esgotando os suprimentos para outros países por pelo menos três meses. Por outro lado, a China prometeu tornar a futura vacina contra o coronavírus “um bem público global ” e torná-la acessível a todos os países.

Dias antes, o bilionário americano apontou que os quatro pilares que sua Fundação Bill e Melinda Gates considera derrotar o coronavírus são: vacinas, desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico, tratamentos e formas de proteger comunidades vulneráveis .

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.