Mundo

Agência dos EUA revoga uso de cloroquina contra Covid-19

A Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA), órgão federal de regulação, anunciou nesta segunda-feira (15) que revogou a autorização para o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de pessoas que contraíram o novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a nota oficial, assinada pela cientista-chefe Denise Hinton, “não é razoável acreditar que os fatores conhecidos e os potenciais benefícios desses produtos superem seus riscos conhecidos e potenciais” e que, por isso, “a FDA revoga o uso emergencial de hidroxicloroquina e cloroquina nos EUA para tratar Covid-19”.

Para o FDA, após uma revisão dos casos de pacientes que usaram as duas drogas, ficou constatado que as dosagens acabaram não tendo um efeito antiviral e que pesquisas mostram que não há diferença na eficiência do uso da cloroquina contra o Sars-CoV-2.

A cloroquina e a hidroxicloroquina começaram a ser testadas em 28 de março para pacientes graves da Covid-19 como forma de verificar a eficácia das drogas nos casos da pandemia. O tratamento já estava sendo utilizado, também em caráter experimental, em países da Europa e na China.

No entanto, uma série de pesquisas internacionais começou a apontar que as drogas não tinham efeitos positivos nos pacientes em diversos países. Um estudo publicado pela revista científica “The Lancet”, que depois foi revogado, chegou a dizer que os dois medicamentos provocavam mais mortes e crises cardíacas graves.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a paralisar os testes com a droga, mas retomou os estudos clínicos após alguns dias. Já Itália e França suspenderam o uso da droga fora de testes em hospitais.

A cloroquina e a hidroxicloroquina foram amplamente incentivadas pelos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump – que chegou a dizer que tomou a droga como “prevenção”, e do Brasil, Jair Bolsonaro. Essa parceria até rendeu uma doação de mais de dois milhões de doses de hidroxicloroquina dos EUA para o Brasil no início desse mês.

(Com informações da Agência ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.