Rio Grande do Norte

Rede Estadual de educação usa Inteligência Artificial para combater a evasão escolar no RN

O cenário de abandono escolar é preocupante em todo Brasil e não é diferente no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), no Ensino Médio o índice de evasão escolar chegou aos 11,6% no ano passado. Para enfrentar o problema, a Secretaria tem uma forma inovadora: usar a inteligência artificial para revelar que estudantes possuem risco de evasão antes que ela ocorra.

A ideia é que as escolas do RN consigam prever e traçar estratégias de combate ao problema, como explica a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na SEEC, professora Ana Paula Flor. “Por meio da tecnologia, nós conseguimos fazer uma prevenção para evitar essa evasão. O SIGEduc traz essa funcionalidade em que se utiliza a predição e mostra os estudantes que têm alto risco de evadir durante o ano letivo”.

Ainda segundo a coordenadora, os esforços feitos pelos órgãos de ensino no país sempre são voltados para agir após o momento da evasão. “Entendemos que o abandono escolar não é um problema exclusivo do Rio Grande do Norte, isso está encaixado no cenário nacional. A Unesco vem desenvolvendo ano a ano um trabalho de busca ativa, na qual vamos atrás do estudante que está fora da escola há um ou dois anos. É um trabalho importante que está remediando uma situação das redes de ensino, porém não se antecipa ao problema”, conta Ana Paula.

Ela revela ainda que o Rio Grande do Norte está se adiantando ao fazer um trabalho de prevenção, no qual se utiliza a Inteligência Artificial (IA). “Nós disponibilizamos para gestores de escolas e regionais, além dos professores, todos aqueles alunos que têm alto início de evadir, no início do ano letivo, para que os educadores possam atuar e evitar que eles abandonem a escola”, complementa.

De acordo com Gleydson Lima, CEO da ESIG Software, que implementou o recurso no SIGEduc, a Inteligência Artificial vai analisar o perfil dos alunos matriculados. “Fizemos um trabalho de ciência de dados em que se buscou entender todo o comportamento dos alunos que abandonam a sala de aula. Avaliamos sobre o que mais influencia na questão da evasão e, assim, criamos um modelo de inteligência artificial capaz de prever esse evento. Para cada aluno, o algoritmo dará uma probabilidade: alta, média ou baixa de abandono. Isso já está disponibilizado para gestores e professores”, detalha.

Com essa atualização do SIGEduc, a SEEC visa melhorar a qualidade da educação dos potiguares. “Vai ser um ganho imenso, pois é um passo importante para combater a evasão e é um processo riquíssimo para melhoria do nosso IDEB e do aprendizado no nosso Estado”, finaliza Ana Paula.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.