De acordo com um novo estudo, o Japão poderá ser varrido da face da terra por uma erupção vulcânica dentro de cem anos, matando quase todos os seus 127 milhões de habitantes. As informações são do Daily Mail.
Para chegar a essa conclusão os especialistas analisaram os padrões de erupção de vulcões na ilha, e disseram que “não é um exagero” prever que um desastre natural poderá extinguir o país.
Cientistas da Universidade de Kobe analisaram uma cratera vulcânica na Ilha de Kyushu, que entrou em erupção sete vezes nos últimos 120 mil anos. Eles previram que uma erupção no sul da ilha iria enterrar 7 milhões sob fluxos de lava, enquanto ventos do oeste levaria uma enorme nuvem de cinzas e poeira de Honshu. Os professores Yoshiyuki Tatsumi e Keiko Suzuki calcularam que o risco de tal erupção ocorrer nos próximos 100 anos é de cerca de 1 por cento.
No entanto, eles disseram que o fato não poderia ser ignorado, tendo em vista que há cerca de 30 anos especialista estimaram também em um por cento a chance de um grande terremoto em Kobe, no dia seguinte, um terremoto de magnitude 7,2 destruiu a cidade japonesa, em 1995, matando 6.400 pessoas. “Portanto, não seria nenhuma surpresa se uma erupção colossal ocorra a qualquer momento”, acrescentou o estudo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.