O Google anunciou que está encerrando o serviço de encurtamento de URL, goo.gl. A empresa informa que os usuários novos e anônimos não poderão criar links através do encurtador a partir de 13 de abril, mas os usuários existentes poderão usá-los por mais um ano – após este período, ele será completamente descontinuado.
O engenheiro de software do Firebase, Michael Hermanto, diz que a empresa introduziu o encurtador de URL em 2009 e que, desde então, as formas pelas quais as pessoas compartilham informações na web mudaram, enquanto encurtadores de URL adicionais cresceram em popularidade. Ele observa que o Google está refocalizando seus esforços substituindo-o pelo Firebase Dynamic Links (FDL), que permite aos usuários redirecionar para locais específicos em aplicativos iOS, Android ou da web.
Os usuários existentes poderão criar URLs abreviadas e exportar dados do console goo.gl até 30 de março de 2019. Depois disso, os links encurtados continuarão a redirecionar para seus destinos, mas não serão migrados para o novo console do Firebase.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.