Mundo

China vs EUA: disputa comercial é uma reminiscência do “Crash” de 87

A história está se repetindo? As crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China levaram a comparações com a postura combativa dos país norte-americano em relação ao Japão, que precedeu o colapso dos mercados acionários em 1987 … pelo menos na mente do veterano analista de mercado Hao Hong.

Embora Hong, chefe de pesquisa da Bocom International Holdings, reconheça que é possível observar muitos gráficos técnicos de “natureza surpreendente”, destacou um em específico que acaba produzindo um certo “desconforto estomacal”.

“As semelhanças entre precedentes históricos e movimentos de estoque são intrigantes”, disse Hong. “Vale a pena anotar.”

De acordo com Hong, a decisão do presidente Donald Trump de controlar as importações chinesas lembra o “ultraje dos políticos norte-americanos em relação ao Japão décadas atrás… resultando no Crash de 1987″.

crash de 1987 eua e china
O principal índice de Hong Kong (vermelho) se parece com o Dow Jones (preto) antes do Black Monday Bloomberg

Em julho de 1987, congressistas dos EUA “quebraram um rádio da Toshiba” depois que a empresa vendeu máquinas-ferramentas para a então União Soviética. A partir daí, uma nova legislação foi enviada para a Casa Branca restringindo o comércio.

Essas tensões foram um “catalisador pouco mencionado para o colapso histórico do mercado de ações de outubro de 1987”, disse Hong.

Benchmarks de ações, como o índice Hang Seng de Hong Kong, agora se assemelham ao indicador industrial Dow Jones pouco antes do colapso”, acrescentou.

Da mesma forma que a China agora quer desempenhar um papel de liderança na tecnologia global, o Japão emergiu da sombra dos Estados Unidos na década de 1980, à medida que avançava em campos de alto valor agregado – máquinas, ferramentas e automóveis -, ameaçou os concorrentes dos EUA.

“Menos de dois meses depois, o mercado dos EUA chegou ao auge, para despencar epicamente na Black Monday, disse Hong.

E de acordo com o analista, “essa correção maciça oferecia uma oportunidade única de compra do ouro”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.