Tecnologia

Este é o plano do YouTube para forçá-lo a pagar por uma assinatura

O YouTube vai aumentar o número de anúncios que alguns usuários veem nos videoclipes, como parte de uma estratégia para convencer mais de um bilhão de espectadores a pagar por um serviço de assinatura de músicas na plataforma .

Sabe aquelas pessoas que utilizam o streaming como um serviço de música e que passam o dia curtindo várias playlists? Pois bem, “elas baterão de frente com mais e mais anúncios”, de acordo com Lyor Cohen, diretor global de música da empresa.

“O usuário certamente não ficará feliz quando, depois de ouvir Stairway to Heaven [Led Zeppelin], receber um anúncio logo em seguida”, disse Cohen durante entrevista ao South by Southwest Music Festival.

Cohen tenta provar que o YouTube está comprometido em fazer as pessoas pagarem pela música e silenciar o “barulho” sobre o suposto dano da empresa à indústria fonográfica. Vale lembrar que as gravadoras criticaram o site por hospedar vídeos que violam direitos autorais e não pagam o suficiente para artistas e elas próprias.

“O YouTube fornecerá um contrapeso necessário à crescente influência do Spotify e da Apple, que detêm os principais serviços de música on-line e geram receita significativa para o setor”, explicou Cohen.

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A plataforma de vídeo gerou 10 bilhões de dólares em receita estimada no ano passado, e poderia gerar ainda mais se vendesse assinaturas.

Em 2017, o YouTube tentou vender serviços de música pagos a seus usuários, mas obteve poucos resultados. A maioria desses esforços é anterior a Cohen, que ingressou na empresa em 2016 após 30 anos no setor de gravadoras, incluindo períodos como gerente da Run-DMC e executivo sênior da Warner Music.

Desta vez será diferente“, disse Cohen. O novo serviço, que já está sendo usado por milhares de funcionários do Google, “frustrará e seduzirá” os usuários do serviço gratuito do YouTube. Incluirá vídeos exclusivos, playlists e outras ofertas que atrairão os fãs de música.

O YouTube já financiou a produção de vídeos, levando os fãs para os bastidores com artistas como o rapper G-Eazy e a cantora cubana-americana Camila Cabello.

Mudança cultural

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Foto: Pixabay

A nova abordagem marca uma grande mudança cultural para o YouTube em vários países. Cohen explicou que convenceu seus colegas e chefes a fazer algumas mudanças com o objetivo de “serem bons parceiros” para a indústria da música. Eles vão “descobrir” pessoas que podem pagar uma assinatura e guiá-los para o novo serviço.

“Há muito mais pessoas em nosso funil que podemos frustrar e seduzir para nos tornarmos assinantes”, disse Cohen. “Assim que o fizermos, acredite em mim, todo esse barulho vai desaparecer e os artigos que as pessoas escrevem sobre esse detalhe vão acabar.”

“A partir de agora, o YouTube planeja uma grande campanha de marketing para apoiar o novo serviço pago”, disse Cohen.

O crescimento dos serviços pagos de streaming reviveu as vendas da indústria da música após mais de uma década de queda. “Com o tempo eles vão apreciar a publicidade”, disse Cohen. “Todo mundo está envolvido com o crescimento da assinatura.”

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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