Existem projetos tão importantes que precisam de muitos anos de preparação. A NASA conhece melhor que ninguém e é por isso que já está preparando sua primeira missão interestelar, na qual uma sonda visitará o sistema solar mais próximo do nosso, Alpha Centauri. Esta missão está prevista para 2069, embora a Agência ainda não saiba como seguirá com isso.
É um plano de longo prazo que a NASA considera viável e será um marco na exploração espacial. Embora a primeira missão espacial para Alpha Centauri comece em 2069, não terminará pelo menos um século depois . Isso é devido às limitações da tecnologia que temos e teremos.
Mesmo assim, a agência espacial assume que, nos próximos 50 anos, haverá melhorias consideráveis na propulsão, o suficiente para atingir 10% da velocidade da luz. Isso significa que a sonda terá 100 anos para chegar ao nosso sistema solar vizinho, localizado a 4,2 anos-luz de distância.
Uma vez neste sistema, a sonda procurará sinais de vida extraterrestre em uma das suas incursões. Além disso, foi levantada a possibilidade de lançarem um telescópio para testar previamente o terreno.
A data escolhida para iniciar o que será a missão espacial mais importante da história não é coincidência. Em 2069 será celebrado o centenário da chegada da Apollo XI à Lua, um marco que a própria NASA quer repetir em breve .
As incógnitas sobre o futuro desta missão são diversas. Em primeiro lugar, em 50 anos, muitas coisas podem acontecer e podem arruinar tudo que está sendo planejado, e o sucesso desse planejamento depende de tantas variáveis que é impossível prever se haverá avanços ou se o investimento necessário estará disponível em algum momento.
Enquanto isso, o principal objetivo da observação espacial é localizar exoplanetas – planetas rochosos – como os nossos e que estes estejam na chamada “zona de habitabilidade” de uma estrela, isto é, a uma distância suficiente para que as temperaturas não sejam muito altas ou muito frias para suportar vida.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.