Rio Grande do Norte

UFRN aprova criação de novos programas de pós-graduação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou a criação de novos programas de pós-graduação em sessão extraordinária na última terça-feira, 31 de outubro. Um deles é destinado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), para implantação do mestrado acadêmico em História.

Também foram aprovados os mestrados profissionais em Produção de Petróleo e Gás, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), e Segurança Pública, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Já a pós-graduação em Ciências Odontológicas, nas modalidades mestrado e doutorado acadêmico, se dá a partir da fusão dos programas em Patologia Oral e Saúde Coletiva.

A consolidação dos programas ficará condicionada à aprovação da proposta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação.

UFRN e Ebserh assinam projeto para Mestrado Profissional

A Universidade, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assinaram um termo conjunto de adesão para submeter, junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher. Metade das vagas aprovadas pela Capes serão disponibilizadas para empregados da estatal e o restante para o público externo.

Maternidade_Januário_Cicco
Maternidade Januário Cicco (Foto: Divulgação)

O superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto, ressaltou a importância do mestrado no cumprimento do papel enquanto Instituição de referência no campo assistencial, de ensino e pesquisa. “Temos a obrigação de ser campo para estágio e incentivar a qualificação profissional. Faz parte de nossa cultura a realização do trabalho por meio de evidências científicas, e a realização do mestrado nos dará condições de crescimento neste campo de atuação”, disse.

Segundo a gerente de ensino e pesquisa da MEJC, Maria da Conceição Cornetta, o projeto passou por todas as instâncias da UFRN, sendo avaliado por todos os conselhos envolvidos. “A parceria com a Ebserh irá permitir a expansão do programa para outras instituições, permitindo o alcance de um maior número de pessoas”, destaca a gerente.

Para o presidente da Ebserh Kleber Morais, o mestrado será fundamental para a qualificação profissional. “Essa é mais uma ação em que vários profissionais da nossa rede terão possibilidade de participar e concluir a pós-graduação em uma área tão importante, que é a saúde da mulher”, declarou o presidente.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra, atualmente, 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.