Mundo

“Se a Coreia do Norte continuar com esse comportamento imprudente, será destruída”, garantiu embaixadora dos EUA

Na última quinta-feira (14), a Coreia do Norte lançou um míssil sobre o Japão no Oceano Pacífico, desafiando as novas sanções do Conselho de Segurança da ONU, que proibiram as exportações de têxteis e limitaram as importações de petróleo bruto.

Devido a mais esse motivo, a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, disse neste domingo (17) que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) esgotou todas as opções na contenção do programa nuclear da Coreia do Norte, e que, devido a isso, os EUA podem ter que entregar o assunto ao Pentágono.

“Nós esgotamos todas as coisas que poderíamos fazer no Conselho de Segurança neste momento”, disse Haley ao “State of the Union” da CNN, falando ainda que estava perfeitamente feliz em entregar o assunto ao secretário de Defesa, James Mattis. “Estamos tentando todas as outras possibilidades que temos, mas há muitas opções militares na mesa”, acrescentou.

O líder norte-coreano Kim Jong Un chegou a afirmar no último sábado (16), que o objetivo do país de desenvolver sua força nuclear “está quase concluído”, segundo publicou a agência de notícias estatal KCNA.

Kim Jong ainda falou sobre a pretensão de alcançar um “equilíbrio” de força militar com os Estados Unidos. “Nosso objetivo é estabelecer o equilíbrio da força real com os EUA e fazer com que os governantes norte-americanos não se atrevam a falar sobre uma opção militar”, disse Kim Jong Un.

Nikki Haley chegou a dizer que o objetivo dos EUA não é proporcionar guerra, mas se a Coreia do Norte insistir é o que vai acontecer. “Se a Coreia do Norte continuar com esse comportamento imprudente, se os Estados Unidos tiverem que se defender ou defender seus aliados de qualquer maneira, a Coreia do Norte será destruída. E todos sabemos disso. E nenhum de nós quer isso. Nenhum de nós quer guerra”, disse ela na CNN.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.