Notícias

5 exercícios físicos que melhoram a circulação sanguínea

De acordo com o Ministério da Saúde, 35% de toda a população brasileira apresenta algum tipo de doença vascular. Os motivos são diversos como sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, hereditariedade e obesidade.

O problema costuma ser mais frequente nas mulheres, além das causas já apontadas acima. Isso se deve às alterações hormonais, o uso contínuo de anticoncepcionais, à gravidez e à utilização frequente de roupas e sapatos apertados, além de saltos muito altos.

Para o Dr. Élcio Pires Júnior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, “as atividades físicas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço”.

“Durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares como o infarto”, complementa Dr. Élcio.

De olho nesses benefícios, confira 5 exercícios físicos que melhoram a circulação e o retorno venoso elencados pelo médico:

1. Caminhada: contribui para bombear o sangue ajudando a ativar a circulação. Os movimentos que se exercem ao caminhar são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos. O ideal são 20 minutos diários em ritmo médio para rápido.

2. Alongamento: é considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas, afinal alongar e esticar aliviam dores e cansaços.

3. Andar de bicicleta: ativa os movimentos musculares e melhora a circulação sanguínea. Até a simulação de bicicleta, deitado no chão, produz o mesmo efeito porque o movimento favorece o retorno do sangue para o coração.

4. Musculação: força a passagem de sangue através dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento. Recomenda-se que seja realizada sempre com os pesos indicados por um educador físico e com supervisão de um especialista.

5. Atividades aquáticas: a natação e a hidroginástica dilatam e relaxam os vasos, o que facilita a circulação sanguínea e fortalece o coração, deixando os batimentos mais estáveis.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.