Notícias

5 formas de estimular o cérebro das crianças

A fase inicial do desenvolvimento da criança é uma das mais importantes da vida dela. É até os três anos que os pequenos têm mais possibilidades de fazer conexões novas. Por isso, devem ser estimulados constantemente com determinados “exercícios” para o cérebro. A plasticidade cerebral jamais será tão ampla quanto nessa fase, logo, é uma chance única de desenvolver aspectos como interação e criatividade.

Parece uma tarefa complexa, mas é muito mais simples do que a maioria dos pais e mães pode imaginar. São atividades cotidianas que proporcionam esse estímulo. É essencial ter uma postura ativa para auxiliar no desenvolvimento deles. Alguns sites, como a Leiturinha, por exemplo, dão dicas interessantes de como realizar esse processo.

1- Interação

Desde o nascimento, as crianças precisam ser estimuladas por meio da relação com a mãe, pai e pessoas no entorno. Certamente, o primeiro momento traz uma importância maior para a figura da mãe, mas, em pouco tempo, as demais pessoas se tornam tão importantes quanto ela.

Seja para aprender a falar, expressar-se e demonstrar afeto, as interações são a base principal para o desenvolvimento saudável, pois o bebê se espelha naqueles ao redor para compor a si mesmo. Conversar com a criança e fazer passeios no parque são ótimas ideias para promover essa interação.

2- Brincadeira

Desde a mais tenra idade, a brincadeira é uma fonte inigualável de estímulos para o desenvolvimento cerebral. Quando um bebê joga um objeto para longe de si, por exemplo, já está brincando. Essa atividade estimula o cérebro e ajuda a controlar as emoções, pois a criança aprende a encontrar soluções, usar a imaginação e lidar com pequenos problemas desde cedo. A capacidade imaginativa será uma fonte importante para o futuro.

3- Leitura

Nas crianças que desenvolveram a leitura desde cedo com acompanhamento dos pais,  observa-se atividade cerebral muito mais intensa. Mesmo que nos primeiros anos elas apenas observem as figuras de cada livro, já é um passo que serve de incentivo para os anos posteriores. Cria-se, aos poucos, um ambiente que influencia o gosto pela leitura. Por isso, os livros infantis têm papel fundamental no estímulo cerebral.

4- Lógica

Jogos simples podem garantir um estímulo adequado para o desenvolvimento da capacidade lógica da criança. Dominó e quebra-cabeça, por exemplo, são opções divertidas que as levam a raciocinarem e a optarem pelas melhores escolhas no jogo.

Além disso, esse tipo de interação também ajuda a regular a capacidade de lidar com o fracasso e a buscar estratégias mais eficientes em novas tentativas. A partir dos sete anos, os caça-palavras podem ser uma ótima fonte de aprendizado de novos vocábulos.

5- Criação

O desenvolvimento da capacidade criativa influenciará o comportamento da criança nos anos posteriores. Para dar mais ênfase à criação e à autonomia dela, brincadeiras que envolvem pintura, teatro e muita imaginação abrem um mundo de possibilidades.

Mas lembre-se: nada de regular demais o que a criança faz nesses momentos. Uma postura reguladora em excesso pode fazer com que ela desenvolva inibição ao se expressar, algo muito prejudicial em várias situações – aqueles com medo de falar em público certamente sabem disso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.