Inaugurada no último dia 13 de junho a maternidade do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, está próxima de completar um mês de funcionamento, beneficiando as mães do município e mais outras seis cidades da região.
Desde a inauguração até esta quarta (6) foram realizados 32 partos na unidade, sendo 17 partos normais e 15 cesarianas. De acordo com a diretora geral do hospital, Glenda Freitas, um total de 90% dos partos realizados são de mães do município de Macaíba. “A equipe da obstetrícia, enfermagem, pediatria e anestesistas está empenhada para dar vazão à demanda, proporcionando um parto humanizado. Nosso próximo passo será pensar na ampliação de leitos e estruturar o hospital para ser uma referência para partos de médio e alto risco, evitando transferências de um serviço para o outro”, disse Glenda Freitas.
Uma equipe de 15 obstetras, 7 pediatras e 14 enfermeiros atendem na unidade, que dispõe de 17 leitos obstétricos. Ao todo 230 servidores atuam no hospital, entre assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo e de apoio.
Após quatro anos sem realizar partos, a reabertura da maternidade também beneficia as mães de municípios como Ielmo Marinho, Extremoz, Touros, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim e Maxaranguape, que não precisam mais se deslocar para a capital para terem seus filhos. Além disso, a unidade também realiza em todos os recém-nascidos, o teste do coraçãozinho para identificação de doenças do sistema cardiovascular.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.