O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (16) a liberação de R$ 292,8 milhões para as universidades, hospitais federais e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também foi liberado R$ 78 milhões para instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e secretarias estaduais de educação participantes da Bolsa Formação e da Rede e-Tec Brasil.
Durante o anúncio, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que vai garantir o funcionamento das universidades, hospitais e institutos federais. “Agora é continuar trabalhando para manter as liberações e garantir o funcionamento das universidades, hospitais e institutos federais”, afirmou o ministro.
Pronatec
Também serão contempladas com os recursos 470 instituições privadas participantes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferta vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No caso de cursos ofertados pelas instituições públicas, os recursos da Bolsa Formação correspondem ao custeio de todas as despesas relacionadas ao curso por estudante, incluindo eventual assistência estudantil e os insumos necessários para a participação nos cursos, como contratação de professores, por exemplo. Nas instituições privadas, o valor se refere ao pagamento de bolsa de estudo na forma de mensalidades e é feito diretamente para suas mantenedoras.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.