A sessão deste sábado (18) do projeto Direito ao Cinema apresenta o filme dinamarquês “A Caça” que discute o abuso sexual na infância e as consequências na vida de todos os envolvidos. A exibição, que acontece na Estácio Romualdo a partir das 9h, é aberta ao público e oferece certificado de quatro horas para alunos de outras instituições.
Dirigido por Thomas Vinterberg, o filme foi lançado em 2012 e conta a história de Lucas, que tem sua vida completamente arrasada quando ele é (injustamente) acusado de ter abusado de Klara, uma garotinha do jardim-de-infância, sob a alegação de ter-lhe mostrado sua genitália. A menina havia sido exposta a material pornográfico por seu irmão mais velho, o que embasa seu relato confuso envolvendo Lucas. O personagem principal passa a ser hostilizado pela maioria dos habitantes da cidade, como um predador sexual.
Todo este processo de linchamento público é apresentado de forma cuidadosa pelo diretor, tanto no sentido da tensão crescente mas também de justificar os atos dos lados envolvidos. A ideia é levantar questões como o repúdio a esse tipo de situações, mas também sobre a prévia condenação de alguém baseado em um único testemunho.
Segundo a professora Maria Fernanda Cardoso é importante levantar a discussão do abuso sexual e da tênue limiar entre a fantasia das crianças e a denúncia. “É preciso muito cuidado nesse tipo de situação, principalmente com a condenação prévia da população, antes mesmo de haver uma investigação, que termina em muitos casos com o linchamento moral”, afirma.
Para debater o filme, após a sessão haverá uma mesa redonda com o delegado da Polícia Civil, José Francisco Correia Junior, especialista em Segurança Pública e Cidadania e Luiz Felipe Pinheiro Neto, advogado e professor de Direito Penal na Estácio.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.