Natal

Natal atinge meta de cobertura vacinal contra H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal conseguiu atingir a meta de 80,63% da Campanha Nacional Contra a Influenza, imunizando 161.743 pessoas que fazem parte do grupo prioritário. O objetivo da SMS era imunizar aproximadamente 160 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população total do público-alvo, que é de 189 mil pessoas, cumprindo o calendário nacional de vacinação, preconizado pelo Ministério da Saúde. A campanha segue aberta até a próxima sexta-feira, dia 3 de junho.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha. Para se vacinar é preciso levar a carteira de identidade e cartão de vacinação. No caso de portador de doença crônica, é necessário levar um documento que comprove a doença.

Entre os grupos prioritários, já foram imunizados 69.218 idosos (81,07% da meta), 5.101 gestantes (57,33%), 936 puérperas (64,02%), 25.297 trabalhadores de saúde (122,40%), 32.986 crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos (66,77%), além 28.205 pessoas portadoras de doenças crônicas.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, explica que a vacinação protege a população contra três vírus: H1N1, H3N2 E Influenza B e que a meta é vacinar 80% da população pertencente ao público-alvo. “A Secretaria está engajada de modo que todas as unidades estarão abastecidas durante todo o período de campanha para garantir que o máximo de pessoas possa ser imunizada, garantindo o acesso dos grupos prioritários à vacina. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”.

Juliana Araújo explica ainda que a vacina contra a Influenza só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da vacinação.

A SMS enfatiza os cuidados básicos que a população deve ter como lavar as mãos com água e sabão e evitar passá-las no rosto, principalmente na boca; evitar manter contato muito próximo com pessoa gripada; não compartilhar objetos pessoais como toalha, copo, talheres ou travesseiros e evitar locais fechados e com muitas pessoas.

A transmissão da Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os grupos prioritários e que devem tomar a vacina são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.