Tecnologia

Loja virtual: saiba como proteger um e-commerce

Onde tem dinheiro envolvido precisa-se redobrar a atenção. O e-commerce, ou mercado virtual, é um mercado que, apesar da crise econômica, continua crescendo e criando novas oportunidades. O e-commerce continua crescendo na casa dos dois dígitos e muitos empreendedores dos mais diversos ramos procuram entrar no mercado. Mas, onde há oportunidades também moram os perigos.

Segundo o Computerworld, o número de fraudes em e-Commerce no Brasil está crescendo e os lojistas precisam tomar cuidado ao expandir seus negócios no mundo online. Muitas empresas tem índices de fraudes superiores a meta aceitável de 1%. Mas então como proteger a loja virtual?

Não é possível se livrar completamente de fraudes, mas é possível diminuir os riscos fazendo uso de gateways de pagamentos ou intermediadores como o Paypal ou Pagseguro. Eles fornecem serviços de anti-fraude dentro do pacote e ainda protegem os dados do pagamento em seus servidores. Desta forma, o extravio eventual de dados de cartões de crédito ou débito por hackers não pode ocorrer no site da empresa, porque os dados não são armazenados nele.

Esse serviço tem um custo implícito de 1-2% dependendo do valor da compra. Ele é incluído na taxa total de 4 a 6%. Caso o e-Commerce processe e armazene os dados do pagamento diretamente com as operadoras de cartões de crédito, o custo pode ser reduzido até na metade, mas o risco está com o lojista.

De qualquer forma é inevitável proteger o site por um certificado SSL integrado comumente oferecido por empresas como 1&1. As lojas que trabalham com gateways ou intermediadores, e o checkout transparente no próprio, podem até ser obrigados a terem esse certificado de criptografia de todas informações trocadas.

https

Lojas virtuais com certificados não apenas tem as características URLs com https no início, mas também ganham destaque pelo cadeado de segurança exibido aos potenciais clientes. Ele pode aumentar significativamente as conversões já que muitos consumidores estão cientes da problemática de insegurança online e preferem transmitir seus dados pessoais apenas em ambientes protegidos.

Outro ponto importante de segurança que está diretamente ligado à loja é a segurança dos e-mails que propicia a comunicação com os clientes. Não raramente os criminosos visam essas portas de entrada mais negligenciadas para desviar dados e praticar fraudes. Uma comunicação clara e compreensível com os clientes fazendo uso de prestadores estabelecidos como Mailchimp ou Mandrill podem reduzir consideravelmente os perigos e aumentar a segurança e a confiança no e-Commerce.

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Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

2 Comentários

  1. Otimo ortigo Romario, estou aplicando estas dicas na minha lija virtual já.Obrigado por compartilhar conteúdo de qualidade no n10

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