(ANSA) – A justiça mexicana autorizou nesta segunda-feira (9) a extradição para os Estados Unidos do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, preso no último dia 8 de janeiro após seis meses de fuga. No último fim de semana, o criminoso já havia sido transferido sem aviso prévio a uma penitenciária de Ciudad Juárez, município do norte do México que fica grudado em El Paso, já no estado norte-americano do Texas.
El Chapo é alvo de processos na Califórnia por formação de quadrilha e narcotráfico, e sua extradição ainda depende de uma decisão do governo mexicano, embora isso seja dado como certo. Logo após a captura do criminoso, o presidente Enrique Peña Neto havia prometido fazer de tudo para garantir sua expulsão.
Ex-chefe do cartel de Sinaloa, El Chapo foi preso no último dia 8 de janeiro, seis meses depois de sua fuga cinematográfica da penitenciária de segurança máxima Altiplano I, na qual usou um túnel de 1,5 km. Ele chegou a ser considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.