Concurso Público

Sindicato cobra no TCE/RN concurso público para o Estado

A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta (SINSP) participou de uma audiência com o Procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/RN) junto ao TCE, Luciano Ramos. O objetivo dessa reunião foi tratar da representação protocolada pelo SINSP solicitando concurso público para o Estado.

Através dessa representação a direção do SINSP requer a abertura de procedimentos investigatórios, a fim de que sejam comprovados os dados e fatos encaminhados pela entidade sindical no que se refere ao desmonte do serviço público ocasionado pela ausência de realização de concurso público na Administração Direta do RN.

O SINSP irá ajuizar ação civil pública contra o Estado para que sejam realizados os certames para as vagas que estão sendo abertas nos mais diversos cargos por aposentadoria, falecimento, entre outros. O sindicato afirma que a medida é urgente, pois evitaria o colapso por ausência de pessoal no serviço público estadual prevista para acontecer nos próximos anos.

Segundo os dados disponibilizados pelo SINSP, existem aproximadamente 11 mil servidores na Administração Direta do RN aos quais 9 mil estão aptos a se aposentar até 2020. “Se não for realizado concurso dentro de quatro anos, restarão apenas 2 mil funcionários públicos no Estado”, informou o sindicato.

O último concurso para nível médio realizado pelo Governo do Estado data do ano de 1990 (antigo TED). Por sua vez, para nível elementar foi realizado em 1999 – sendo convocados entre 2000 e 2002.

De acordo com a presidente do SINSP/RN, Janeayre Souto, “tentamos por diversas audiências alertar o Governo do Estado sobre o problema sem que fossem tomadas as devidas providências. Com a Representação nos mais diversos órgãos competentes estamos buscando garantir os direitos coletivos da categoria através da denúncia da prática ilegal do Governo do Estado”.

Sem renovação do quadro, o serviço público estadual perde em qualidade e eficiência de atendimento da população. O processo de desmonte fica ainda mais acentuado com a terceirização dos serviços prestados. Segundo o SINSP, existem 12 mil terceirizados, isso sem contar com os C4 (cargos comissionados), que em muitos órgãos superam em muito o número dos efetivos.

Saiba quais áreas englobam a Administração Direta do Estado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.