O que antes era pinga-pinga, calçadas molhadas e muito desperdício, hoje, a água resultante da condensação do ar dos aparelhos refrigeradores externos do prédio sede do TRE é armazenada e reaproveitada. A iniciativa é da Seção de Conservação Predial (SCP), unidade da Secretaria de Administração e Orçamento do Tribunal Regional Eleitoral do RN, e faz parte da campanha “TRE Sustentável” da Comissão Socioambiental Permanente do órgão.
Uma rede de tubulação foi construída para a coleta de água de condensação dos aparelhos condicionadores de ar. O ramal coletor desemboca em dois reservatórios de 310 litros. Diariamente, há a o acúmulo de 450 a 600 litros de água, dependendo do consumo de aparelhos condicionadores de ar.
Para Ailson Eduardo, bombeiro hidráulico do Tribunal, esse número “é muita coisa! Com essa água todo o jardim é aguado e ainda sobra para usar na limpeza: passar pano, lavar calçadas e limpar azulejos”. Com a inclusão dos aparelhos internos e os localizados no prédio anexo, que está em fase de planejamento, o TRE-RN economizará mais de 1000 litros de água por dia.
Alessio Cavalcanti, presidente da Comissão Socioambiental, evidencia a importância da ação “estamos tratando de um recurso finito, de grande valor social, ambiental e econômico, e que cada vez mais se torna escasso”. A servidora Andrea Ferraris, da SCP, também se mostra entusiasmada: “vimos projetos semelhantes e resolvemos aplicar aqui, mas não imaginávamos que o resultado seria tão bom, economizamos muito mais água do que o esperado”.
Segundo ela, além do avanço no sentido da sustentabilidade, o sistema implantado tem significado economia de recursos financeiros do órgão em consumo de água e em conservação predial, já que a contínua umidade das calçadas gerava necessidade de manutenção frequente.
A ideia é que todos os prédios da Justiça Eleitoral passem a ter um sistema de armazenamento e consumo da água dos aparelhos de ar condicionado. “Já somos exemplo para outras instituições que vêm conhecer o projeto para replicá-lo. É muito positivo que outros órgão também passem a ver a importância do reuso da água” afirma Andrea.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.