A Nasa quer enviar seres humanos a um asteroide em 2025 e para Marte em 2030. Para isso, a agência espacial está financiando um projeto para construir motores de plasma que poderia levar astronautas ao planeta vermelho com muito menos combustível.
O motor, apelidado de “X3”, usa um fluxo de 45,000 mph de plasma para empurrar a nave espacial para frente. Por causa disso, consome 100 milhões de vezes menos combustível do que os foguetes químicos convencionais, o motor é ideal para explorar Marte, asteroides e a borda do sistema solar.
O protótipo foi criado por engenheiros do programa Next Space Technologies for Exploration Partnerships (NextSTEP) da Universidade de Michigan. O X3 é parte do sistema de propulsão XR-100 da Aerojet Rocketdyne, que poderia enviar um foguete à propulsão para Marte nos próximos dez anos.
A Nasa receberá US $ 6,5 milhões ao longo dos próximos três anos para o desenvolvimento do sistema de propulsão, apelidado de XR-100. Desenvolvido pelo Professor Alec Gallimore, o motor X3 é central para este sistema, e sua equipe receberá US $ 1 milhão para desenvolvê-lo.
Com informações do Daily Mail
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.