O fenômeno será um espetáculo aos olhos dos observadores. Este será um evento astronômico que acontece uma vez a cada geração. Haverá um eclipse lunar total com uma ‘superlua’, que fará o satélite natural da Terra aparecer 14% maior, 30% mais brilhante e com aspecto avermelhado.
No entanto, o eclipse da superlua que acontecerá na noite de domingo, 27, e se estenderá na madrugada de segunda-feira, 28, preocupa a Nasa. Os cientistas temem que a falta de luz solar devido ao eclipse deixe sem energia uma de suas naves mais importantes, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), cuja missão é explorar e monitorar o satélite natural da Terra.
Durante o eclipse “a temperatura cai drasticamente para -280 graus e sol que deveria carregar as baterias da nave desaparece”, diz Noah Petro, um funcionário da agência espacial norte-americana. Nem todas as naves podem superar tal queda de temperatura drástica e a falta de luz solar associado a um eclipse, mas os especialistas estimam que o LRO irá conseguir.
O eclipse vai durar mais de uma hora e a sonda permanecerá sem eletricidade por cerca de 180 minutos. “É sempre estressante um eclipse se aproximando, mas sempre seguimos os mesmos procedimentos e nunca tivemos nenhum problema porque o nosso método funciona bem”, afirma o planejador de operações científicas, Dawn Myers.
“Vamos preaquecer a nave e desligar todos os instrumentos, exceto um para manter a nave segura”, afirmou. “Como no celular, toda vez que recebo o alerta de que tenho 20% (de bateria restante), posso desligar o wi-fi ou certos aplicativos (para economizar energia).”, afirmou Noah.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.