Reabriu nesta quarta- feira (19), o primeiro restaurante McDonald’s de Moscou depois de permanecer fechado por quase três meses, pelo fato de estar ocorrendo violações de saúde e segurança, que são vividos no mesmo momento no qual as relações entre a Rússia e os Estados Unidos se degradaram a níveis pós-soviéticos em função da crise na Ucrânia.
A filial do McDonald’s Corp, que abriu em 1990, foi fechada no fim de agosto, parte de uma série de interdições por todo o país vistas por muitos como uma retaliação pelas sanções ocidentais a Moscou por seu papel no conflito ucraniano.
A Rospotrebnadzor, agência de segurança alimentar do país, disse que as interdições, que aconteceram depois de inspeções inesperadas, não têm relação com os problemas da Rússia com o Ocidente.
De acordo com a líder das operações do McDonald’s no país, Svetlana Polyakova, ela diz que a empresa está cumprindo com as exigências da Rospotrebnadzor. “O McDonald’s esta funcionando normalmente”, esclarece.
A rede de Fast Food possui 461 restaurantes espalhado por todo o território Russo. Para se ter ideia, neste ano, 45 novos restaurantes foram abertos e mais 25 devem serão inaugurados até o fim do ano. A taxa de crescimento não será alterada no ano de 2015, segundo Polyakova.
O que ocorreu, foi que quando o McDonald’s recém-reaberto foi inaugurado na Praça Pushkin, no centro de Moscou, se tornou uma referencia do capitalismo norte-americano rumo ao apogeu durante a queda da União Soviética. A partir daí, as filas enormes são comuns e algumas pessoas até fizeram festas de casamento no estabelecimento .
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.