Um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) possui um forte desempenho em engajamento nas redes sociais, com quatro de seus perfis figurando entre os quinze mais engajados entre 136 instituições federais analisadas. O estudo, realizado entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2024, analisou dados do Instagram, YouTube, TikTok, Facebook e X (antigo Twitter).
A TV Brasil se destaca como a instituição federal com o maior engajamento geral, superando até mesmo o Exército Brasileiro. Segundo o relatório da FGV Comunicação Rio, encomendado pela própria EBC, “Em 2024, a TV Brasil despontou como o principal vetor da comunicação pública digital para alcançar uma audiência significativa e abrangente nas redes sociais”. O documento destaca ainda a “retroalimentação bem executada entre o universo digital e a programação da TV Brasil“, como fator chave para o sucesso da estratégia.
Além da TV Brasil, o Canal Gov também obteve resultados expressivos, alcançando a primeira posição no TikTok, a segunda no X e a quarta no YouTube. Essa performance demonstra a eficácia da estratégia de comunicação digital do governo em diferentes plataformas.
A Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais da EBC, criada na atual gestão, administra mais de 30 perfis com um total de mais de 8 milhões de seguidores. Nicole Briones, superintendente de Comunicação Digital da EBC, enfatiza o caráter orgânico do sucesso: “É um resultado muito significativo quando a gente pensa que foi fruto de uma estratégia orgânica de engajamento, sem verba de conteúdo pago”.
A liderança na área digital também é creditada a uma mudança de cultura dentro da EBC. Briones afirma que “A EBC agora tem cultura digital como um todo, e nossos perfis despontam com um desempenho acima da média em todas as plataformas. Inclusive no Tik Tok, uma das redes com maior volume de usuários no Brasil, com o perfil do Canal Gov, criado na nossa gestão e hoje a maior página do governo na plataforma.” Este sucesso, segundo ela, é resultado de uma “visão estratégica da diretoria da empresa que decidiu apostar no digital, sob a liderança jovem e conectada do presidente Jean Lima.”
O presidente da EBC, Jean Lima, atribui os resultados a um investimento estratégico em recursos humanos, estrutura e equipamentos para a comunicação digital. Ele afirma que a estratégia visa “integrar os diversos veículos da EBC numa linguagem efetiva, direta e conectada à realidade social e política do país”. Lima ressalta a importância da adaptação da comunicação pública ao novo contexto digital, onde “É cada vez maior o número de pessoas que se informam pelas redes sociais”, creditando o sucesso aos “profissionais competentes, dedicados e focados exclusivamente nessa pauta no organograma interno da empresa”.
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