O Instituto Metrópole Digital (IMD), ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou o edital para o processo seletivo de 2025.1 dos Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação (TI).
Ao todo, são ofertadas 560 vagas no polo de Natal, distribuídas igualmente entre alunos da rede pública estadual e ampla concorrência, após dois anos com vagas exclusivas para estudantes de escolas públicas.
As inscrições serão abertas em 19 de novembro e seguem até o dia 8 de dezembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site da Comperve mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30, cujo prazo de quitação é 9 de dezembro.
Processo seletivo
O processo seletivo analisará o desempenho escolar dos candidatos com base na média das notas de Matemática e Língua Portuguesa obtidas no 9º ano do Ensino Fundamental. A partir dessa análise, os candidatos com melhor classificação garantirão suas vagas.
Marcel Oliveira, coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, explica que a inclusão de vagas para ampla concorrência reflete a busca por diversificar o perfil dos alunos. “Queremos ampliar o alcance dos nossos cursos, mantendo o compromisso de inclusão e, ao mesmo tempo, oferecendo a oportunidade para quem busca qualificação técnica na área de TI”, afirmou.
Formações oferecidas
Os ingressantes terão um módulo básico inicial antes de escolherem a área de especialização. As opções disponíveis são:
- Informática para Internet
- Redes de Computadores
- Programação de Jogos Digitais
- Internet das Coisas
- Inteligência Artificial (IA)
A inclusão de Inteligência Artificial (IA) é o grande destaque do edital deste ano, sendo a primeira vez que essa formação será ofertada nos Cursos Técnicos do IMD. “Ao disponibilizar a formação técnica em Inteligência Artificial, o IMD está cumprindo o seu papel de estar sempre na vanguarda de formação na área de TI. Dois anos atrás, lançamos o curso de Internet das Coisas e agora estamos lançando o de IA”, destacou Oliveira.
Estrutura híbrida e cronograma
Os cursos funcionarão de forma híbrida. Durante o primeiro semestre, as aulas serão majoritariamente a distância, com encontros presenciais previamente agendados. No segundo semestre, algumas especializações manterão o formato híbrido, enquanto outras passarão a ter aulas presenciais diárias, atendendo às necessidades específicas de cada curso.
O cronograma da seleção prevê:
- Resultado final: 17 de dezembro de 2024
- Envio de documentação para chamada regular: 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2025
- 2ª chamada e envio de documentação: 14 de fevereiro, com prazos entre 17 e 19 do mesmo mês
- Matrículas do 1º semestre: 10 a 13 de março de 2025
- Início das aulas: 17 de março de 2025
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.