Foto: BBC/Daniel Rasmussen
Atualmente só podemos ver os famosos mamutes através das telas dos cinemas, em animações como “A Era do Gelo”. No entanto, cientistas pretendem trazê-los de volta à vida após encontrarem um corpo de um mamute congelado nos desertos de neve da Sibéria. As informações são do Daily Mail.
A mamute, que viveu a cerca de 40.000 anos atrás, está em tão boas condições que os biólogos acreditam que eles podem ser capazes de clonar a criatura. Uma autópsia feita no animal da Idade do Gelo, que foi apelidado de Buttercup por cientistas, será mostrado em um documentário no final deste mês.
Os cientistas esperam que, eventualmente, eles serão capazes de reintroduzir as enormes criaturas de volta para a vida selvagem, dezenas de milhares de anos depois que se tornaram extintas. Insung Hwang, um geneticista sul-coreano, disse ao jornal The Independent : “Trazendo de volta o mamute, quer seja através de clonagem ou da engenharia genética seria um processo extremamente longo. Estamos tentando ao máximo para tornar isso possível dentro de nossa geração”.
A fêmea mamute adulta foi descoberta em Maio de 2013. Com 2.44 metros de altura, estima-se que a mamute tenha morrido com a idade de 50 anos, ela é em torno do mesmo tamanho de um elefante. A maior parte de seu corpo, três pernas, sua cabeça e seu tronco ainda estavam intactos, apesar de que os cientistas supõe que a Buttercup foi atacada por predadores após ficar presa em um pântano.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.