Cientistas americanos descobriram que comer frutas e legumes tem um papel vital em manter uma parte fundamental do sistema imunológico jovem. O timo situa-se em frente ao coração e cria as células T que ajudam a combater infecções. É muito grande em crianças e adolescentes, mas à medida que envelhecemos encolhe mais rápido do que qualquer outro tecido do corpo.
Sua decadência coloca as pessoas mais velhas em risco muito maior de infecção. Agora a pesquisa constatou que os antioxidantes, tais como a vitamina C, podem manter este órgão vital saudável, retardando o dano em suas faixas.
Experimentos mostraram que os antioxidantes – encontrados em frutas e legumes – pararam a dessecação do timo. Em estudos com ratos, os animais que receberam vitamina C e um outro antioxidante utilizado em medicina humana tiveram significativamente menos deterioração do timo relacionada com a idade.
O principal cientista deste estudo, Dr. Howard Petrie, do Instituto de Pesquisa Scripps, em San Diego, Califórnia, disse: “O timo envelhece mais rapidamente do que qualquer outro tecido do corpo. Ele diminui a capacidade dos indivíduos mais velhos de responder aos novos desafios imunológicos, incluindo a evolução de patógenos e as vacinas que podem de outra maneira oferecer proteção contra eles.”
“Nós fornecemos, pela primeira vez, uma ligação entre antioxidantes e função imunológica normal, abrindo novos caminhos para estratégias de tratamento potenciais que poderiam melhorar as defesas imunológicas no envelhecimento da população.”, continuou o Dr. Howard.
As células T são continuamente perdidas e substituídas por toda a vida. Mas por volta do tempo da puberdade em diante, o timo rapidamente diminui a sua capacidade de geração de células T. A causa disto ainda não é muito clara. A principal teoria é que os hormônios sexuais, como a testosterona, desempenham um papel, mas isso não explica por que o timo parece envelhecer muito mais rápido do que outros órgãos e tecidos.
A nova pesquisa destaca o peróxido de hidrogênio – mais conhecido como agente de branqueamento, mas também um subproduto natural do metabolismo – como o único efeito prejudicial no timo. O peróxido de hidrogênio pode ser comparado com resíduos perigosos de um reator nuclear. É produzido por todas as células, como resultado do processo que converte alimentos em energia utilizando oxigênio, mas é altamente destrutivo.
O dano oxidativo causado por peróxido de hidrogênio e outras “espécies reativas de oxigênio” (ROS) pode separar as membranas celulares e o DNA. Antioxidantes, alguns dos quais são produzidos naturalmente no corpo, ajudam a bloquear os efeitos devastadores de produtos químicos, tais como peróxido de hidrogênio.
Os cientistas da Scripps descobriram que um antioxidante natural, uma enzima chamada catalase, é especialmente importante no timo. Com o órgão envelhecido, tornou-se deficiente em catalase, permite-se que os danos causados pelo peróxido de hidrogênio não tenham controle.
O Experimento
Em ratos geneticamente modificados com os níveis elevados da enzima, o timo foi preservado quando envelheceram. E a adição de dois outros antioxidantes – vitamina C e a Acetilcisteína – na água de consumo dos ratos normais também protegeu o timo. A Acetilcisteína é usada em medicina para tratar os efeitos de overdose de paracetamol e certas doenças pulmonares.
Após 10 semanas, os timos de ratos que receberam os suplementos antioxidantes foram “significativamente maiores” do que os dos animais não tratados, mostrou a pesquisa publicada na revista Cell Reports.
Os cientistas concluíram: “Propomos que a atrofia do timo irreversível representa um processo de envelhecimento convencional, que é acelerada pela deficiência de catalase.”
Os resultados sugerem que a oxidação, em vez de hormônios, é a principal culpa pelos danos ao timo relacionados com a idade. Dr. Petrie disse: “O nosso estudo mostra que o mecanismo fundamental de envelhecimento no timo é o mesmo que em outros tecidos do corpo. No entanto, o processo é acelerado no timo por uma deficiência nos efeitos protetores essenciais da catalase, que é encontrado em níveis mais elevados em quase todos os outros tecidos do corpo.”
Com informações do Daily Mail
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.