A empresa Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano, tem sido alvo de preocupações e críticas de consumidores e órgãos reguladores nas últimas semanas devido à falta de pagamento aos hotéis e possíveis atrasos em viagens.
Nesta sexta-feira (28), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou um despacho no Diário Oficial da União (DOU) dando prazo de 48 horas para a empresa comprovar que tem condições financeiras de honrar com novos contratos de viagens.
Caso a empresa não emita as informações financeiras necessárias no prazo estabelecido, haverá aplicação de multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento, além de possíveis proibições de venda de novos pacotes turísticos.
A Hurb ganhou fama no mercado por vender pacotes turísticos com preços bastante atrativos e com datas muito distantes, de até dois anos. No entanto, a falta de caixa da empresa levou ao não pagamento de hotéis e a uma bola de neve que piorou a situação dos consumidores que já tinham comprado viagens.
A situação da empresa teve repercussão em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon do Rio de Janeiro, que questionou a Hurb sobre os atrasos. A empresa terá 15 dias para apresentar sua defesa. A Senacon também abriu um processo administrativo sancionador contra a empresa no último dia 24, alegando desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma. A empresa tem 20 dias para apresentar sua defesa.
A Hurb informou ao canal Valor Econômico que as pendências em atraso dos últimos 45 dias somam R$ 50 milhões, dos quais R$ 15 milhões são com hotéis. Para os próximos 45 dias, o montante a vencer é de R$ 90 milhões. A empresa afirmou que, devido à crise de crédito, buscou priorizar o viajante, e alguns parceiros foram impactados pelo atraso de pagamento.
É importante ressaltar que a situação financeira da Hurb pode afetar diretamente os consumidores que já compraram pacotes de viagens com a empresa. Caso a Hurb não cumpra com suas obrigações financeiras, pode haver possíveis cancelamentos de viagens e prejuízos para os consumidores. Por isso, é importante que os consumidores estejam atentos e busquem informações atualizadas sobre a situação da empresa.
É necessário que a Hurb tome as medidas necessárias para honrar seus compromissos financeiros e garantir a satisfação e segurança de seus consumidores. Além disso, é importante que órgãos reguladores e de defesa do consumidor fiscalizem a empresa e cobrem medidas para garantir a transparência e segurança das transações.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.