Variedades

Hurb tem 48h para comprovar que não vai dar calote em viagens

Em crise, empresa corre contra o tempo para evitar proibição de venda de pacotes de viagem e multa diária de R$ 50 mil por falta de capacidade financeira

A empresa Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano, tem sido alvo de preocupações e críticas de consumidores e órgãos reguladores nas últimas semanas devido à falta de pagamento aos hotéis e possíveis atrasos em viagens.

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou um despacho no Diário Oficial da União (DOU) dando prazo de 48 horas para a empresa comprovar que tem condições financeiras de honrar com novos contratos de viagens.

Caso a empresa não emita as informações financeiras necessárias no prazo estabelecido, haverá aplicação de multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento, além de possíveis proibições de venda de novos pacotes turísticos.

A Hurb ganhou fama no mercado por vender pacotes turísticos com preços bastante atrativos e com datas muito distantes, de até dois anos. No entanto, a falta de caixa da empresa levou ao não pagamento de hotéis e a uma bola de neve que piorou a situação dos consumidores que já tinham comprado viagens.

A situação da empresa teve repercussão em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon do Rio de Janeiro, que questionou a Hurb sobre os atrasos. A empresa terá 15 dias para apresentar sua defesa. A Senacon também abriu um processo administrativo sancionador contra a empresa no último dia 24, alegando desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma. A empresa tem 20 dias para apresentar sua defesa.

A Hurb informou ao canal Valor Econômico que as pendências em atraso dos últimos 45 dias somam R$ 50 milhões, dos quais R$ 15 milhões são com hotéis. Para os próximos 45 dias, o montante a vencer é de R$ 90 milhões. A empresa afirmou que, devido à crise de crédito, buscou priorizar o viajante, e alguns parceiros foram impactados pelo atraso de pagamento.

É importante ressaltar que a situação financeira da Hurb pode afetar diretamente os consumidores que já compraram pacotes de viagens com a empresa. Caso a Hurb não cumpra com suas obrigações financeiras, pode haver possíveis cancelamentos de viagens e prejuízos para os consumidores. Por isso, é importante que os consumidores estejam atentos e busquem informações atualizadas sobre a situação da empresa.

É necessário que a Hurb tome as medidas necessárias para honrar seus compromissos financeiros e garantir a satisfação e segurança de seus consumidores. Além disso, é importante que órgãos reguladores e de defesa do consumidor fiscalizem a empresa e cobrem medidas para garantir a transparência e segurança das transações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.