Rio Grande do Norte

Veranico: fenômeno aquece temperatura e diminui chuvas no RN

Entenda como o veranico afeta o clima do Rio Grande do Norte, aquecendo a temperatura e reduzindo a precipitação durante o período chuvoso no Nordeste

O Rio Grande do Norte está passando por um período de estiagem conhecido como veranico, que é caracterizado pela ausência de chuvas durante o período chuvoso do Nordeste. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a falta de chuvas é causada pela formação de uma área de alta pressão, que bloqueia a formação de chuvas, e pela temperatura do oceano Atlântico, próxima ao litoral, que está acima do normal, liberando muita umidade que é trazida pelo vento para o território e aumentando a sensação de calor nas pessoas.

Apesar da ausência de chuvas nos últimos dias, mais de 100 municípios do estado já estão entre as categorias de normal a muito chuvosos. Isso significa que o acumulado esperado para o período não foi afetado pelo veranico. A pausa na chuva é interessante para a agricultura, que precisa do sol, mas as chuvas previstas para os próximos dias não serão intensas a ponto de causar transtornos em infraestruturas.

Estamos passando por um veranico, que é um período que varia entre 5 e 10 dias sem chuvas durante o período chuvoso do Nordeste. Essa condição faz com que ocorra a formação de uma área de alta pressão, bloqueando a formação de chuvas. A temperatura do oceano Atlântico, próximo ao litoral, supera os 29°C, 1°C acima do normal, liberando muita umidade, que está em torno de 80%. Essa umidade está sendo trazida pelo vento para o território e essa condição aumenta a sensação de mais calor nas pessoas”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

Temperatura

As temperaturas também são afetadas pelo veranico. A previsão é de temperaturas médias de 22°C durante as madrugadas e entre 30°C e 31°C durante as tardes no litoral. No interior, as mínimas podem chegar a 20°C e as máximas a 34°C. O aumento da temperatura combinado com a ausência de chuvas pode causar desconforto para a população e prejudicar atividades que dependem de água, como a agricultura.

É importante ressaltar que o veranico não é um fenômeno exclusivo do Rio Grande do Norte e do Nordeste. Ele pode ocorrer em outras regiões do Brasil e do mundo, sendo causado por fatores como o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Para os próximos dias, a previsão é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões, exceto no sábado, que há previsão de chuvas em todas as regiões. A Emparn também adiantou que os próximos meses deverão ser mais quentes devido à ocorrência do fenômeno El Niño no oceano Pacífico.

Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta aos cuidados com a saúde, como a hidratação adequada e a proteção contra o sol. Além disso, é necessário que as autoridades estejam preparadas para lidar com possíveis consequências do veranico, como o aumento do consumo de água e a escassez de alimentos.

Previsão do tempo: dia a dia

  • 24/04/23 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
  • 25/04/23 – terça-feira – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.
  • 26/04/23 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.
  • 27/04/23 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
  • 28/04/23 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.
  • 29/04/23 – sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
  • 30/04/23 – domingo – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.