Tecnologia

Ford usa IA para ‘ensinar’ Mustang a dirigir

Algoritmo 'aprende' a dirigir a partir de filmagens feitas em diferentes condições ambientais e de iluminação

A Ford está utilizando a inteligência artificial (IA) para aprimorar o sistema de condução semiautônoma do Mustang Mach-E, seu SUV elétrico, que conta com o BlueCruise, um sistema de controle cruzeiro adaptativo que permite ao condutor retirar as mãos do volante e os pés dos pedais enquanto o carro controla a velocidade e o movimento através de uma tecnologia de reconhecimento facial.

Com a atualização do software BlueCruise 1.2, a versão de 2023 do Mustang Mach-E está em pleno processo de aprendizado graças à IA, que recebe informações de manuseio do veículo para melhorar sua experiência. O algoritmo do sistema aprende a partir de filmagens feitas em diferentes condições ambientais e de iluminação, o que permite ter um maior detalhamento das estradas e das sinalizações de trânsito.

De acordo com Sammy Omari, diretor executivo da Ford para tecnologias avançadas de sistemas de assistência ao condutor, a empresa coleta dados dos clientes que optam por compartilhar informações de seus veículos no mundo real, incluindo vídeos e registros de radar, para aprimorar a capacidade do sistema. Segundo Omari, em entrevista à Fox News, o software de IA apaga os dados de informações pessoais, difumina as matrículas nas imagens e as recorta somente nas partes que necessita, para garantir a privacidade dos usuários.

+ Carros mais vendidos no 2º decêndio de abril de 2023

A IA também observou que os motoristas costumavam voltar a assumir o controle do volante para correr o veículo um pouco para dentro de sua pista quando um caminhão passava, por isso o sistema BlueCruise 1.2 foi programado para realizar essa ação de forma automática. Além disso, o software agora está capacitado para verificar a presença de outros veículos e mudar de faixa de forma autônoma quando o condutor aciona a luz de sinalização.

A Ford já vendeu quase 200.000 veículos com BlueCruise até o momento e os clientes já usaram o sistema por mais de 64 milhões de milhas combinadas, o que forneceu uma enorme quantidade de dados para trabalhar. A empresa é cuidadosa sobre o que coleta e como lida com os dados internamente.

Embora o BlueCruise não seja perfeito, a Ford está comprometida em aprimorá-lo cada vez mais, para tornar a experiência de condução semiautônoma mais segura e eficiente para seus clientes.

O uso da IA para melhorar os sistemas de veículos é uma tendência cada vez mais presente na indústria automobilística, visando criar um ambiente mais seguro e sustentável no trânsito. É importante ressaltar, no entanto, a importância da privacidade dos usuários e da proteção de dados pessoais, para que essas tecnologias possam ser usadas de forma responsável e ética.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.