Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a Polícia Federal deflagrou uma operação em Mossoró, no Rio Grande do Norte, que resultou na prisão de sete homens e uma mulher apontados como líderes de uma facção criminosa paulista atuante no estado. As prisões aconteceram nos bairros das Malvinas e Abolição e foram realizadas graças a uma investigação que durou vários meses.
De acordo com o delegado Igor Conti, chefe da Delegacia da Polícia Civil em Mossoró, a inteligência da polícia detectou a presença de indivíduos de um grupo criminoso sediado em Mossoró, nas Malvinas, responsável por administrar diversos interesses da facção no RN como um todo. “Esses indivíduos eram responsáveis por gerenciar o tráfico de drogas, que é a atividade econômica criminosa responsável por impulsionar a presença desse grupo“, destacou o delegado.
Além do tráfico de drogas, as investigações da PF ainda constataram outros braços do grupo, como um grupo específico responsável por gerenciar o armamento utilizado para se manter territorialmente e confrontar os inimigos do crime. Também havia integrantes para administrar contendas administrativas, que de alguma forma colaboram para que a facção se mantenha de pé.
A operação desta quarta-feira utilizou cerca de 120 policiais que deram cumprimento a 10 mandados judiciais de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Estadual do RN. Segundo a PF, durante o cumprimento dos mandados, foram realizadas quatro prisões em flagrante delito e apreensão de armas e drogas.
Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Mossoró e, após os procedimentos formais, foram transferidos para o sistema prisional, onde ficarão custodiados e à disposição da Justiça. Os coordenadores da ação policial acreditam que as prisões irão contribuir para a diminuição dos crimes violentos cometidos no município.
A prisão dos líderes de facção criminosa é uma importante vitória para as forças de segurança, que têm lutado constantemente para reduzir os índices de criminalidade no país. A ação mostra que a polícia está atenta e comprometida em combater o crime organizado, que tem causado grande impacto social e econômico em todo o país.
Força Tarefa
A Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/RN) é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública atua na articulação dessas ações conjuntas entre as forças de segurança federais e estaduais, juntamente com as secretarias de segurança pública.
As autoridades envolvidas na operação ressaltaram a importância do trabalho integrado e coordenado para o combate à criminalidade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.