A Coreia do Norte está alertando que a situação política e militar na península coreana e na região atingiu um ponto crítico devido aos manobras militares confrontacionais e ações hostis dos EUA e seus aliados. De acordo com um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, o país está preparado para enfrentar qualquer ameaça com a “resposta nuclear mais dura”.
“EUA intensifica ofensiva contra Coreia do Norte em todos os aspectos, incluindo direitos humanos, sanções e assuntos militares”, disse o porta-voz em comunicado na agência estatal de notícias KCNA.
Segundo o comunicado, desde o início das manobras militares, o EUA tem trabalhado arduamente para “demonizar” a Coreia do Norte, espalhando rumores e intensificando sua ofensiva contra o país. Além disso, o EUA planeja intensificar ainda mais suas manobras militares ao lado de seus aliados, incluindo a Coreia do Sul, com o objetivo de pressionar a Coreia do Norte em todos os aspectos.
A visita do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, à Coreia do Sul em 31 de janeiro deste ano foi um exemplo dessa intensificação, já que o secretário declarou abertamente que o país iria desenvolver novos recursos estratégicos, como caças stealth de quinta geração e porta-aviões nucleares, falando sem hesitação sobre o uso de armas nucleares contra a Coreia do Norte.
Entre outras atividades, Seul e Washington planejam realizar exercícios de resposta no próximo mês a um possível ataque nuclear norte-coreano, no âmbito das atividades e mecanismos de dissuasão na península.
Coreia do Norte diz que responderá às ameaças militares com força nuclear
A Coreia do Norte está claramente posicionada para enfrentar qualquer ameaça dos EUA, de acordo com seu Ministério de Relações Exteriores. O país afirma que tem uma estratégia clara para enfrentar qualquer cenário a curto ou longo prazo proposto pelos EUA e seus aliados, e controlará fortemente quaisquer desafios futuros com sua força nuclear implacável.
Em caso de continuação das manobras militares e da introdução de recursos estratégicos pelos EUA na península coreana e na região, a Coreia do Norte fará uma ação ainda mais clara.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.