Variedades

Transição sugere carro blindado na posse de Lula

Equipe de segurança acompanha caso de bolsonarista preso e autuado por terrorismo após ter plantado explosivo perto do aeroporto de Brasília

Policiais e integrantes da equipe de transição de governo, responsáveis pela segurança do presidente eleito, apresentaram a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propostas de mudança para reforçar a segurança na posse no próximo domingo (1º de janeiro). Uma das ideias é que Lula não desfile em carro aberto, mas em veículo blindado.

Fontes envolvidas diretamente com o planejamento da posse disseram que é mais seguro para o presidente que seja feita a mudança, mas Lula ainda não bateu o martelo e há auxiliares dele que resistem a essa proposta.

A ideia foi apresentada a Lula após o caso do bolsonarista Geroge Washington, preso e autuado por terrorismo após montar uma bomba nas proximidades do aeroporto de Brasília. As informações são do G1.

O artefato não explodiu, mas o preso afirmou em depoimento que a ideia era criar o “caos” e que o o ato foi supostamente planejado por integrantes de movimentos antidemocráticos em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocorrem no quartel-general do Exército, em Brasília.

A equipe de segurança de Lula está acompanhando cenários dia a dia após esse caso . Segundo uma das fontes da segurança, “tudo será decidido mesmo na véspera da posse, quando tivermos o cenário final dos acontecimentos. Ainda não há decisão sobre o blindado, mas essas e outras medidas estão na mesa, em avaliação”.

Nesta terça-feira (27), pela manhã, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, deve se reunir com o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha – que acompanhou de perto a prisão do bolsonarista da bomba e participa ativamente do planejamento da segurança da posse – e com o futuro ministro da Defesa, José Múcio.

Segurança no Senado

Outro fato que chamou a atenção é que já foi identificada a presença do Bolsonarista durante uma audiência em uma comissão no Senado no fim de novembro. Isso levou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a reforçar a segurança até a posse.

Todos esses acontecimentos levaram o Senado Federal a endurecer as regras de segurança para acesso aos prédios.

Com exceção dos senadores, todos os funcionários, servidores, jornalistas e prestadores de serviço terão de passar pelos detectores de metal a partir desta segunda. O acesso de visitantes está proibido. O Senado afirma que é mais uma medida para reforçar a segurança na praça dos Três Poderes até a posse.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.