A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entregou nesta semana as estações de Nísia Floresta e São José de Mipibu. Com a conclusão das novas estruturas, na Linha Branca restará apenas as obras na via férrea e da Estação Nísia Floresta, que ficará pronta até o fim deste mês. A expectativa é que após o início dos testes operacionais e conclusão da via permanente, a linha férrea esteja disponível e apta para operação comercial, em meados de janeiro de 2023.
Na ocasião, também foi realizada visita técnica às obras da Linha Roxa, em São Gonçalo do Amarante.
A Linha Branca faz parte das ações de modernização e ampliação do sistema da CBTU em Natal. Ela terá um total de 23,4 km de linha férrea e cinco estações, das quais quatro foram entregues (Boa Esperança e Cajupiranga, somadas as duas dessa ação). Com um investimento superior aos R$ 78 milhões, vai atender a mais de 11 mil passageiros por dia.
Ao todo, a União está investindo mais de R$ 100 milhões na malha férrea no Rio Grande do Norte, que contempla ainda a construção da Linha Roxa. O aporte possibilitará a construção de um total de oito estações e quase 30 quilômetros de linha férrea. Com isso, a malha ferroviária da Grande Natal se tornará a mais extensa do Nordeste e a terceira maior do País – atrás apenas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A construção das estações do Bonfim, São José de Mipibu e Nísia Floresta, faz parte dos trechos II e III da Linha Branca. As duas etapas contam com R$ 51,6 milhões em investimentos federais e contarão com 20 novos quilômetros de via.
A CBTU no Rio Grande do Norte transporta, em média, 11,6 mil pessoas por dia. O sistema conta com 60 quilômetros de linhas férreas e 25 estações.
Linha Roxa
A construção da Linha Roxa da CBTU na Grande Natal teve a pedra fundamental lançada em setembro de 2021. Com aporte de R$ 18,7 milhões do Governo Federal, o empreendimento contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção de três estações: Bela Vista, BR-101 Norte e Jardim Petrópolis.
A previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas diariamente pelo ramal, que ligará a Região Metropolitana de Natal aos municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz. As obras estão em andamento com previsão de conclusão em fevereiro de 2023.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.