O Assaí Atacadista criou o Programa 50+, com uma área virtual de recrutamento de candidatos com mais de 50 anos de idade interessados em voltar ao mercado de trabalho e que podem precisar de capacitação para isto. De acordo com a rede, objetivo é aumentar a representatividade de profissionais seniores em seu quadro de colaboradores das lojas, centros de distribuição e escritórios da empresa distribuídos pelo país. Atualmente, cerca de 6% de todos os funcionários da empresa têm mais de 50 anos — o que representam mais de quatro mil pessoas.
O Programa 50+ ficará ativo durante todo o ano, e as vagas são elegíveis a todos os níveis e áreas da companhia. A ação nasce após estudos de mercado realizados pelo Assaí em que se observou que a atração desses talentos começa a ser dificultada a partir dos 50 anos de idade devido a diferentes fatores — entre eles estão vieses inconscientes e crenças inadequadas ainda difundidas perante o mercado de trabalho.
“Profissionais com mais de 50 anos trazem características que têm muito a somar para a companhia, como experiência de mercado, agilidade na solução de desafios e tendem a compartilhar mais os seus conhecimentos com ) demais colegas do time — além de qualidades comportamentais — são resilientes, comprometidos e buscam trilhar carreira e se desenvolver no negócio“, avalia Sandra Vicari, diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista, contando sobre o Programa 50+.
“Ele tem o objetivo de fomentar a contratação de pessoas a partir dessa faixa etária, oferecendo oportunidades para quem deseja retornar ao mercado de trabalho, com capacitação e planos de carreira para que essas pessoas possam tanto se estabelecer como crescer junto conosco“.
Entre as medidas de capacitação, estão cursos específicos dentro da Universidade Assaí. A plataforma de educação corporativa da Companhia, exclusiva ao time interno, tem cinco escolas de formação — Atacado, Liderança, Operações, Comercial e Desenvolvimento Técnico e Comportamental —, além de mais de cinco mil cursos e trilhas personalizadas de acordo com a área de atuação, trajetória de carreira e necessidades de desenvolvimento de cada colaborador, atendendo da base de colaboradores até as altas lideranças.
De acordo com dados do Ipea, 57% da população economicamente ativa no Brasil vai ter mais de 45 anos em 2050. Nesse mesmo ano, o Brasil deverá se tornar o sexto país com o maior número de pessoas acima de 60 anos no mundo, de acordo com o IBGE.
Para cadastrar interesse em uma das oportunidades, clique aqui.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.