A situação do técnico Paulo Sousa no Flamengo já era insustentável antes mesmo da derrota por 1 a 0 contra o RB Bragantino, na noite desta quarta-feira (9). A falta de um substituto imediato é a única coisa que adia o anúncio oficial da demissão do português.
O Flamengo é 14º colocado no Campeonato Brasileiro, com 12 pontos. A campanha conta com três vitórias, três empates e quatro derrotas.
Após o duelo, o treinador foi questionado sobre a pressão sobre si e disse não poder controlar o que é dito fora do Ninho do Urubu.
“Há coisas que eu não posso controlar, e essas são aquelas com as quais menos gasto energia. Tento trabalhar com os rapazes da melhor maneira que eu sei para tentarmos sermos competitivos e ganharmos jogos. Por isso, tudo aquilo que se comenta e se escreve, com todo respeito, é algo que não posso controlar. Daí o meu foco exclusivamente é analisar meus rivais, passar com clareza os comportamentos dos nossos rivais para o nosso time e tomar decisões para ganhar jogos.”
Dentre os diversos erros cometidos pelo Flamengo no jogo de ontem, Paulo apontou o último terço ofensivo rubro-negro como calcanhar de Aquiles.
Sobretudo o que tem faltado um pouco mais tem a ver com o último terço, ofensivo sobretudo. Penso que houve equilíbrio muito grande até o gol. Um gol que nasce de uma falta que nem sei se a bola saiu antes ou não. Há um desvio do Andreas, a nossa linha defensiva tem Matheuzinho e Lázaro como últimos homens na própria linha, mas há um desvio em direção ao gol.
Obviamente, Paulo não irá pedir demissão do cargo e o Rubro Negro terá que arcar com o valor da multa de R$ 7,7 milhões, referente aos vencimentos mensais que Paulo receberia até o fim de 2022.
Um fato inusitado, no entanto, pode acontecer. Com sua demissão praticamente acertada, o treinador português poderá ser seu próprio interino e a diretoria do Flamengo não descarta sua presença em Porto Alegre, onde o time irá enfrentar o Internacional no próximo sábado (11), às 21h (horário de Brasília), pela 11ª rodada do Brasileirão.
Paulo Sousa no Flamengo
O treinador português foi contratado pelo Flamengo em 25 de dezembro de 2021 e apresentado no dia 10 de janeiro. Ele soma até agora 32 jogos, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas no comando da equipe.
Na breve passagem pela Gávea, com sua demissão já bem encaminhada, Paulo Sousa não conquistou títulos e somou dois vice-campeonatos, um estadual e outro da Supercopa.
Novo treinador do Flamengo
Após ver Jorge Jesus praticamente implorar para voltar ao comando do Mengão, a diretoria agora monitora o mercado com certa urgência, pois o time não tem sequer um auxiliar que comande o time de forma interina com a saída de Paulo Sousa.
Além do mercado europeu, o clube também monitora a situação de treinadores aqui no Brasil. Um dos nomes especulados para assumir o cargo é o de Cuca, desagradando grande parte da torcida Rubro Negra.
Entretanto, em contato com o ESPN, o ex-treinador do Atlético-MG disse que não foi procurado pelo Flamengo em nenhum momento. “Como posso pensar diferente (sobre possibilidade de treinar o Flamengo) se não tive procura de ninguém? Deixa as coisas acontecerem e se acontecer se resolve”, disse Cuca.
De acordo com o portal ‘Goal’, o Mengão consultou o treinador Pedro Martins, atualmente no Olympiacos, da Grécia.
Pelo time grego, Martins esteve à frente da equipe em 56 jogos na atual temporada. Venceu em 33 oportunidades, empatou em 13 e sofreu dez derrotas, totalizando cerca de 66,7% de aproveitamento.
Vojvoda, do Fortaleza, e Mauricio Barbieri, do Bragantino, também tiveram o nome especulado no Mengão.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.