A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) vai, a partir de agora, conceder auxílio-creche – instrumento que disponibilizará apoio financeiro aos estudantes de cursos de graduação presencial da Universidade com filhos de até cinco anos de idade. O lançamento oficial do edital aconteceu na segunda-feira (7).
Os alunos contemplados receberão, entre os meses de março e dezembro de 2022, auxílio no valor de R$ 400,00, o qual será estendido para R$ 600,00, caso o estudante possua mais de um filho de até cinco anos. Os recursos são destinados exclusivamente ao custeio das despesas com creche, pré-escola ou cuidador, sendo proibido outro tipo de destinação.
Neste semestre letivo de 2021.2, serão concedidos 100 auxílios financeiros, distribuídos entre todos os campi, seguindo a ordem de classificação da menor para a maior renda per capita. Os recursos relacionados à aplicação do programa são provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Mais detalhes sobre o auxílio-creche e o link de inscrições podem ser acessados no edital.
Solenidade de lançamento
Durante a cerimônia de lançamento, que ocorreu de forma virtual e foi transmitida ao vivo, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou os desafios enfrentados por alunas e alunos que têm filhos e precisam conciliar as atividades acadêmicas com os cuidados familiares. “Nós estimamos que cerca de 15% dos nossos estudantes de graduação são pais ou mães. E sabemos que, em muitos casos, esses alunos são obrigados a levar os filhos para a sala de aula, o que às vezes leva a trancamento de disciplinas ou mesmo abandono de curso”, apontou a reitora.
Muitas das dificuldades enfrentadas nesses contextos foram relatadas pela aluna Samara Lopes, do curso de enfermagem de Pau dos Ferros, que durante o evento contou parte de sua trajetória ao longo da graduação, cujas aulas tiveram início no mesmo dia em que sua filha nasceu. “Todo esse momento não foi fácil e eu sei que ainda haverá dificuldades. Mas sei que vai ser mais fácil, porque estou mais experiente agora e hoje temos essa grande notícia do auxílio-creche, que com certeza vai facilitar para mim e para tantas outras mães que sonham em se formar e ter essa independência”, destacou Samara.
Pró-reitor de Assuntos Estudantis da Uern, Erison Natécio enfatizou a relevância da criação de um novo programa voltado à assistência estudantil, representando mais uma conquista da Universidade. “Este momento é muito importante para a nossa instituição. É mais uma prova de que a nossa universidade é inclusiva, heterogênea, plural e que respeita as especificidades do nosso corpo estudantil. Ela promove a democratização do acesso, mas busca também a garantia de permanência”, destacou o pró-reitor.
Clique aqui e saiba como solicitar o auxílio-creche da Uern.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.