O ônibus da linha 588, que atende a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), voltou a operar nesta quarta-feira (1° de dezembro). No entanto, os estudantes que precisaram pegar o transporte conhecido como ‘Circular’ foram surpreendidos com a cobrança de uma tarifa. Anteriormente, o acesso ao ônibus era feito de forma gratuita.
De acordo com informações dos próprios passageiros, o valor integral da passagem agora é de R$ 3,20 e, para quem tem o benefício da meia-entrada, é de R$ 1,60. A informação não havia sido divulgada oficialmente pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).
O retorno do Circular foi uma pauta solicitada pela própria UFRN desde o início do ano, já que a linha era a responsável por fazer o deslocamento dos estudantes, bolsistas e servidores dentro do Campus Central, em Natal. O transporte tinha sido paralisado desde 2020 em virtude da pandemia da covid-19. De acordo com a própria universidade, a retomada completa das atividades presenciais estava condicionada, dentre outras coisas, à volta do Circular.
O Diretório Central dos Estudantes da UFRN (DCE) informou que vai procurar medidas para reverter a cobrança da tarifa. “Estudantes da UFRN acordaram hoje com a notícia de que o Circular do Campus Central não será mais gratuito (…) Nós do DCE estamos nesse momento organizando a convocação de um ato e preparando outras medidas para barrar esse absurdo. Não vamos voltar presencialmente para a UFRN pagando por um direito nosso conquistado a duras lutas”, disse em nota.
Nas rede sociais, a reclamação foi geral:
Até o momento, a STTU ainda não esclareceu sobre a cobrança da tarifa. O anúncio da secretaria informava apenas sobre o fato do retorno do Circular contar, nesse mesmo, apenas com um veículo. A previsão era que o número aumentasse com a retomada das aulas presenciais no campus da UFRN, prevista para fevereiro de 2022.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.